Esta pergunta foi sinalizada

Meu primeiro currículo! Como eu faço?

Seja bem vindo ao mundo corporativo! Como cortesia de boas vindas, digo-lhe que procurar um emprego dá trabalho. E que todo dia há algo novo para aprender, independente do quanto você estudou até hoje!

Nós vamos ensinar você a elaborar seu próprio currículo, e é importante você aprender, pois sempre precisará atualizá-lo. 

O que um recrutador procura no currículo? O que é importante escrever? 


Passo 1: Dados pessoais.

 Nesta etapa do processo seletivo, o RH só precisa saber seu nome completo, seus dados para contato (e-mail e telefone) e em que região/cidade você mora. E nada mais. Colocar o número de seus documentos é perigoso e desnecessário, já que o próprio RH solicitará seus documentos se você for selecionado. Se você tem um perfil no LinkedIn, poderá incluir o endereço (URL). Apenas este.


Passo 2: Seu objetivo profissional. 

Não coloque “à disposição da empresa”. Elabore melhor seu objetivo: Deseja atuar como estagiário ou jovem aprendiz na (área administrativa, oficina, cozinha industrial?) da empresa. 

Não sabe ainda o que quer fazer?

Quer fazer um teste vocacional?

Passo 3: Formação Acadêmica

Informe agora sua escolaridade. Por exemplo, está cursando Ensino Médio? Informe que está “cursando”, em que escola, em qual período, em que cidade fica, em que ano vai concluir. 


Passo 4:Cursos e atividades extra - curriculares

Os cursos que você realiza podem agregar muito em seu currículo. E se você não está cursando nada, comece hoje mesmo! Há muitas opções gratuitas para melhorar sua formação!

Aqui tem 10 opções!


Qualquer curso, workshop ou palestra que você tenha participado pode ser acrescentado.

Você faz aulas de inglês por aplicativo (aquele famosinho!)? Não deixe de incluir que está cursando inglês. Você faz edição de vídeos para sua família? Inclua isso também!


Em Atividades Extracurriculares, você pode acrescentar atividades como: se participou de peça de teatro na escola, se ajudou a decorar a escola para a feira de ciências, se ajuda a sua mãe que é confeiteira e tem sempre encomendas de bolos e doces para entregar, enfim, todas as atividades podem agregar valor em seu currículo.


Passo 5: Qualificações Profissionais

Confira se é possível incluir essas qualificações em seu perfil:

  • Habilidade em post nas redes sociais (qual?)
  • Escrever e digitar.
  • Editar vídeos e fotos.
  • Bom desempenho em cálculos
  • Organização de prazos/entregas


Agora, o passo 6: O que NÃO colocar no currículo:

  • Assinatura e data
  • Foto 
  • Pretensão salarial (só se for solicitado)
  • Exageros sobre sua formação. Exemplo: “Sou fluente em espanhol”. “Sou expert em HTML”. Coloque apenas a verdade sobre seus conhecimentos. 


O que mais? 

Tem muito mais conteúdo aqui:

Quero melhorar meu inglês!

Quero aprender espanhol!

Avatar
Cancelar

Sua resposta

Tente oferecer uma resposta substancial. Se quiser comentar sobre a pergunta ou resposta, basta utilizar a ferramenta de comentários. Lembre-se de que você sempre pode revisar suas respostas - Não há necessidade de responder à mesma pergunta duas vezes. Não esqueça de votar - Selecionar as melhores perguntas e respostas é realmente útil!