Esta pergunta foi sinalizada
774 Visualizações



Aprender um segundo idioma ou melhorar os conhecimentos que você já possui em uma língua estrangeira estão entre os itens fundamentais para que você possa se desenvolver profissionalmente.

Durante muito tempo, ter um curso de graduação foi considerado um diferencial no currículo. Atualmente, o nível superior é um requisito básico para uma carreira de sucesso.

Dessa forma, ter conhecimentos em outro idioma, em especial o inglês, pode aumentar a remuneração salarial em até 61%, segundo pesquisa do site Catho. Com essa habilidade, é possível concorrer a cargos melhores e ter mais oportunidades no mercado.

Porém, sabemos que não é algo com que muitos possam ter o luxo de gastar. E é por isso que este artigo mostra "6 formas de aprender inglês sem gastar dinheiro".


1 - Sites ou aplicativos 

A primeira forma é acessar alguns sites ou aplicativos gratuitos. A grande vantagem é que muitos serviços são completamente gratuitos e podem ser acessados tanto através do navegador do seu computador quanto via celular.

Um exemplo muito famoso é o Duolingo. É um aplicativo muito conhecido e amado, além de ser muito prático e ser uma forma divertida de estudar.

Outros sites/aplicativos que você pode utilizar incluem:


–Forvo - Abra aqui

–Memrise- Abra aqui

–Busuu - Abra aqui

–Kultivi - Abra aqui


2 - Filmes/série e músicas

A segunda forma é a mais divertida na minha opinião. 

Que tal investir em filmes ou séries com áudio original e legendas? Isso vai te ajudar a conectar os dois idiomas: português e inglês. Com o tempo, retire as legendas e surpreenda-se com a sua evolução.

Outra forma divertida de aprender inglês é ouvir músicas.

Sim, isso mesmo! A música está sempre presente no nosso dia a dia, e talvez você tenha algumas delas em sua playlist.

Você pode ouvir a sua música preferida, depois acompanhar a letra, e por último, ver a tradução. Garanto que você terá um grande avanço com essa dica!


3 - Livros

Uma outra forma de aumentar ainda mais o seu vocabulário é lendo livros em inglês.

Usar livros para aprender inglês é um método muito interessante e recomendado por professores ao redor do mundo todo.

Você pode começar com livros infantis que são mais fáceis de aprender e memorizar. Posteriormente, você pode avançar para livros direcionados a leitores com mais experiência, como por exemplo:


Didáticos

–English for Everyone

Comprar

–Essential Grammar in Use

Comprar

–Inglês para leigos

Comprar

–Como dizer tudo em inglês 

Comprar


Literários 

–The Little Prince

Comprar

–Charlotte's Web

Comprar

–To Kill a Mockingbird

Comprar

–The Old Man and The Sea

Comprar


4 - Jogos

Logo em seguida, temos a quarta forma. Ao contrário do que alguns pensam, é possível aproveitar a diversão dos jogos para aprender inglês.

Um dos melhores métodos para aprender inglês é a imersão, ou seja, se concentrar em determinado assunto em um nível de desconexão com todo o resto. E é exatamente isso que acontece com os jogos.

Mesmo que seja um jogo de tabuleiro, console ou online, quando você está jogando, você fica imerso naquilo e isso pode te ajudar se usado da maneira certa.

Principalmente os jogos de RPG podem te ajudar, já que há muitos diálogos entre os personagens.


5 - YouTube

A quinta forma se baseia em vídeos de canais sobre o assunto no YouTube. Essa forma é uma das mais comuns, justamente por funcionar tão bem.

Enquanto assiste aos vídeos, você pode fazer anotações importantes e reproduzir o vídeo quantas vezes precisar, tudo de graça!

Alguns canais recomendados são:


–Paulo Barros (Inglês Winner) -

Clique para abrir

–Carina Fragoso-

Clique para abrir

–English with Jennifer- Gramática e vocabulário

Clique para abrir

–Tia do inglês

Clique para abrir

–Ask Jackie

Clique para abrir


6 - Treine

E por último, treine com frequência. Pode parecer óbvio, porém muitos esquecem dessa informação e preferem apenas estudar.

O treino leva à prática, e a prática leva à perfeição!

Então treine, fale e converse em inglês. Você pode acessar sites como "We speak" ou "CoffeeStrap". Nessas plataformas você vai encontrar pessoas do mundo todo para conversar. Dessa forma, você vai descobrir onde estão as suas principais dificuldades na língua e como melhorá-las.

Além disso, você também pode treinar sozinho, criando situações hipotéticas em sua mente. Por exemplo, como você recomendaria um filme que acabou de assistir para alguém? Qual seria a resposta dela? Em seguida, basta criar um diálogo em inglês com base nisso.

Essa técnica é chamada de conversas de chuveiro, ou shower conversations, e foi criada pelo poliglota Sid Efromovich.


Traçar um plano de como aprender inglês rapidamente é difícil e exige bastante esforço. Mesmo assim, como você viu, é possível tomar inúmeras atitudes para evoluir rapidamente no idioma.

Lembre-se sempre de que o mais importante é manter a motivação e perceber os avanços, por menores que sejam. Assim, você conseguirá alcançar sua meta e cumprir seus objetivos!


Sabe de alguma outra dica? Compartilhe conosco nos comentários.
Avatar
Cancelar

Maravilhosas essas formas de aprender inglês de graça!
Já vi os youtubers que você sugeriu e AMEI a Carina Fragozo, que pronúncia perfeita ela tem!

Sua resposta

Tente oferecer uma resposta substancial. Se quiser comentar sobre a pergunta ou resposta, basta utilizar a ferramenta de comentários. Lembre-se de que você sempre pode revisar suas respostas - Não há necessidade de responder à mesma pergunta duas vezes. Não esqueça de votar - Selecionar as melhores perguntas e respostas é realmente útil!