This question has been flagged
1 Reply
147 Views

Se você está se preparando para ingressar no mercado de trabalho, iniciar a faculdade ou mudar de carreira, certamente já se perguntou: afinal, qual profissão combina comigo?

Ter dúvidas quanto ao futuro profissional é algo muito natural. Afinal, uma pesquisa realizada com mais de 2 mil jovens brasileiros, em maio de 2021, pela CMOV, constatou que 82% não sabem ou têm dúvidas do que fazer profissionalmente.

Quando o assunto é escolher uma profissão, os caminhos são variados. Alguns consideram seguir a carreira dos sonhos, outros em dar continuidade aos negócios da família e muitos seguem um caminho diferente, entrando no mercado de trabalho e depois focando em sua formação.

Essa é uma das decisões que uma hora ou outra teremos que tomar na vida. Mas como fazer isso?


1. Conheça a você mesmo.

O autoconhecimento é uma ferramenta indispensável na tomada de decisões.

O que você gosta de fazer? Talvez você goste de ler, mas não de fazer contas. Goste de atividades práticas, mas não de estudar teoria. Tem facilidade para lidar com as pessoas, mas tem vergonha de falar em público. 

Outra pergunta importante é: com qual área do conhecimento você tem mais afinidade? As três principais são ciências exatas, ciências humanas e ciências biológicas.

É normal gostar mais de uma área do que de outra, e isso é uma boa pista para guiar o seu processo de escolha de carreira.


2. Faça um teste vocacional.

Esse teste é uma avaliação de personalidade, de preferências e de aptidões que podem ser realizadas tanto pela internet quanto com a ajuda de um psicólogo.

Seja qual for o caso, os testes vocacionais são ótimas ferramentas para quem está em dúvida quanto a profissão, já que mostram uma lista de profissões que mais combinam com você.

Aqui estão alguns exemplos de testes vocacionais gratuitos:


Guia da Carreira:  Clique aqui

Teste vocacional do G1: Clique aqui

A Real Me:  Clique aqui


3. Liste o que você se imagina fazendo.

Outra estratégia que pode te ajudar é listar as profissões que você se imagina exercendo.

Pense em você: você é uma pessoa de iniciativa? Consegue atingir seus objetivos de maneira autônoma ou precisa de disciplina? Se adapta fácil ou precisa de um ambiente estruturado para dar o seu melhor?

O que você gosta de fazer no seu cotidiano? Como imagina a sua vida daqui a uns 10 anos? Gosta de rotina? Você se importa de trabalhar aos finais de semana e feriados? Quer ter sempre contato com pessoas ou prefere ficar mais sozinho? Quer trabalhar viajando ou prefere criar raízes numa cidade?

Essas e outras perguntas devem ser respondidas para determinar aquilo que você consegue se imaginar trabalhando diariamente.


4. Conheça o mercado de trabalho. 

Com algumas profissões em mente, é importante que você comece a pesquisar mais sobre cada uma delas, especialmente em relação ao cenário de trabalho.

Além disso, também é necessário considerar salário, oportunidades de crescimento e perspectivas da profissão.


5. Trace o caminho

Após escolher a profissão que irá seguir, você deve traçar o seu caminho até lá.

Existem diversos caminhos para seguir. Uns mais fáceis que outros, ou mais rápidos, porém conhecer todas as opções também é um passo importante na escolha da profissão, afinal determinada modalidade ou curso podem ser mais alinhados com suas expectativas.

Com essas dicas, apesar de ser um caminho longo e demorado, com esforço e dedicação você com certeza conseguira um emprego que combine com você.

Avatar
Discard

Para quem estiver curioso em conhecer melhor as profissões, antes de escolher um curso... Os materiais abaixo podem ser úteis.


https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes

O SENAI também oferece um guia para te ajudar a se identificar no mundo do trabalho. Dá uma olhada no link abaixo:

https://mundosenai.com.br/carreira/guia-profissoes/




Avatar
Discard

Your Answer

Please try to give a substantial answer. If you wanted to comment on the question or answer, just use the commenting tool. Please remember that you can always revise your answers - no need to answer the same question twice. Also, please don't forget to vote - it really helps to select the best questions and answers!