This question has been flagged
366 Views

O mundo mudou. A forma de se comunicar, de aprender, de guardar recordações, tudo agora é digital.

Aquela caixa de fotos reveladas que seus pais guardam em uma caixa, a estante de livros, os telefones de modelo antigo, todos foram substituídos por recursos digitais. 

Embora a leitura tenha passado rapidamente por uma transição para meios digitais, estes métodos modernos ainda não satisfazem a necessidade dos leitores mais achegados às versões de papel.


Então, sim, muitas pessoas ainda compram livros impressos.


Surpreendentemente, uma pesquisa realizada pela PwC Brasil em 2021 revelou que 92,8% da receita anual total do mercado editorial brasileiro foi proveniente de livros de papel, enquanto os livros digitais representaram apenas 7,2%. 

O principal motivo apontado para haver essa preferência é a possibilidade de fazer anotações ao lado do texto, hábito que a geração Millenials desenvolveu durante a educação primária. Já a geração Baby Boomers aponta como motivo principal a possibilidade de poder “passar adiante” a fonte de conhecimento escrita para seus sucessores.

Um hábito muito positivo e a favor do meio ambiente cresceu a partir do ano de 2018 - a aceitação de adquirir e utilizar livros usados, de segunda mão. A oferta deste produto é antiga, mas sofria de um tipo de “preconceito” - havia resistência à sua aquisição. As lojas físicas que ofertavam livros usados - denominadas "sebo" - eram vistas como antiquadas, feias e enfadonhas. Ademais, livros sofrem com a exposição à umidade, favorecendo proliferação de microrganismos que produzem um aspecto repelente no comprador. Então, ainda havia preferência pelo livro “novo”. 


Hoje, plataformas digitais como Estante Virtual, Enjoei e Literatour prestam um excelente serviço ao oferecer livros de segunda mão completamente apropriados para uso, fazendo com que o valioso conteúdo fique acessível para novos leitores. 



Um benefício especial destas plataformas é a possibilidade de você adquirir um exemplar de algum livro que foi valioso para você em algum momento de sua vida.

Quem lembra dos livros queridos da escritora Mary França e seu parceiro Eliardo França?

Relembre aqui

Ou ainda, obras lindas e marcantes como “Zezinho, o dono da porquinha preta”!


Relembre aqui

Conheça um pouco mais destas plataformas. E fica o incentivo para você, leitor, experimentar a aquisição de livros impressos de reuso. Garanto que será uma experiência positiva!

Estante Virtual

Literatour

Enjoei

Fonte de matéria

Avatar
Discard

Your Answer

Please try to give a substantial answer. If you wanted to comment on the question or answer, just use the commenting tool. Please remember that you can always revise your answers - no need to answer the same question twice. Also, please don't forget to vote - it really helps to select the best questions and answers!