Esta pergunta foi sinalizada
191 Visualizações


Autor: Napoleon Hill


Comprar




Este livro veio de uma figura chamada Napoleon Hill: um homem interessante, para dizer o mínimo. Nascido nos EUA em 1883, é impossível descrevê-lo em uma palavra! Ganhou a alcunha de “criador de milionários” porque, durante sua vida, entrevistou pessoas que alcançaram níveis estratosféricos de riqueza. Ao entrevistá-las, Napoleon Hill descobriu estratégias para o sucesso, algo que ele denomina “o segredo”. Quem aprendeu com ele “o segredo” alcançou o mesmo resultado de seus entrevistados.


No livro QUEM PENSA ENRIQUECE - O LEGADO, o texto original ganha exemplos modernos e um pouco mais próximos de nossa realidade. Não é uma leitura recomendada só para quem quer ficar rico. É uma leitura recomendada para quem quer ser um bom funcionário, para quem quer passar no vestibular da tão sonhada faculdade, para quem já está na faculdade e quer terminá-la com honras, para aqueles que desejam ter sucesso no casamento, e ainda, aos que querem conseguir equilíbrio nas diversas esferas da vida.

Se identificou com algum destes grupos?

Fazer uma resenha deste livro é uma façanha contra produtiva: você precisa ler e absorver o conteúdo para que lhe faça sentido. De nada adianta resumi-lo, já que você ganha mais se ler o conteúdo completo do livro, qualquer que seja a edição que você escolher.

Mas deixo aqui duas impressões principais da minha leitura, que você pode apreciar:


  1. O escritor Hill criou um “Inventário de Persistência”. Ele enfrentou a falência várias vezes durante sua vida, em vários tipos de negócio, em um país que enfrentava uma grave crise econômica. Então, aprendeu o quanto a persistência é necessária para que se alcance um objetivo. Ele descreveu 8 causas da persistência: Ter um objetivo claro, desejo, autoconfiança, definir planos, conhecimento específico, cooperação, força de vontade e hábito. Entre você e o sucesso há obstáculos reais, que você precisa trabalhar diretamente para remover. Profissionais adeptos da metodologia SCRUM vão se identificar aqui.

  2. Inspire-se em pessoas que alcançaram o sucesso. Conheça e analise suas ações e atitudes. Um dos vários casos relatados no livro: George de Mestral voltava de um passeio às montanhas com seu cachorro, e custou a remover de suas calças tantos carrapichos. Fascinado com a capacidade do carrapicho de grudar ao tecido,  ele analisou à lupa os minúsculos ganchos da planta que lhe conferiam a capacidade de grudar. Vencendo muitos obstáculos, Mestral encontrou uma indústria francesa de tecido que ouviu sua ideia de imitar o carrapicho, unindo o veludo a um gancho. Lembrando que a palavra francesa “velours” significa veludo. E a palavra francesa “ crochet” significa gancho: As iniciais de ambas, unidas, formam: VEL-CRO. E assim nasceu um produto de sucesso.


Este livro não é uma leitura rápida, nem é um daqueles livros que se lê somente uma vez e depois fica esquecido na estante. Não, ele tem muito conteúdo reflexivo e deve ser estudado com atenção e esforço. Definitivamente é recomendado para você, que leu este artigo até aqui! Mergulhe na mente do peculiar Napoleon Hill através desta leitura inspiradora!


Já leu esse livro? Tem algo que achou interessante? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.
Avatar
Cancelar

Sua resposta

Tente oferecer uma resposta substancial. Se quiser comentar sobre a pergunta ou resposta, basta utilizar a ferramenta de comentários. Lembre-se de que você sempre pode revisar suas respostas - Não há necessidade de responder à mesma pergunta duas vezes. Não esqueça de votar - Selecionar as melhores perguntas e respostas é realmente útil!