Esta pergunta foi sinalizada
289 Visualizações

Um senhor estagiário - 6 temas do mundo corporativo em uma deliciosa comédia!


Filme lançado em 2015, estrelado por Anne Hathaway e Robert de Niro, este filme vai te cativar pela leveza e humor na medida certa. Apesar de ser do gênero comédia, o pano de fundo não poderia ter temas mais sérios. A colisão de gerações e o acidente inevitável da vida pessoal contra a vida profissional são nítidas, e há muito em que refletir enquanto a trama acontece. 


Confira 6 dos muitos temas abordados no roteiro:

1. Geração Z contra Geração Baby Boomers: por um engano no RH, a empresa ecommerce de Jules divulgou um processo seletivo para estágio entre candidatos  na terceira idade. E acaba contratando o aposentado Ben, de 70 anos de idade, para estagiar neste ambiente digitalizado, ágil e descolado. Agora, Ben tem de mostrar seu valor para ter sucesso nessa nova aventura, enquanto aprende coisas complicadas da atualidade, começando por descobrir o que é uma entrada USB!


2. A criadora da empresa é mulher…e esposa…e mãe. E é um sucesso! Jules é linda, inquieta, inteligente e disposta a manter sua loja virtual crescendo com seus próprios ideais. É uma mãezona, uma filha muito paciente (“normalzinha”), uma esposa leal. Cuida de 200 funcionários. Por outro lado, quase não dorme, esquece-se constantemente de comer e não tem tempo nenhum para seu próprio lazer. Quão difícil é ser mulher em nossos dias?


3. Ecommerce X Logística: Jules faz uma compra teste e manda entregar em sua casa. É assim que ela observa que o serviço terceirizado de logística não embala as encomendas da forma que ela idealiza. Então, ela vai pessoalmente até o centro de expedição e encanta a todos com suas sugestões de como enviar, empacotar, enfim, como o serviço de entrega pode enriquecer a experiência do cliente.


4. Aprender e aprender do zero até os 100 anos de vida. Ben tem 40 anos de experiência em administração. Mas, quando retorna ao mundo corporativo, descobre um mundo de informações que precisa aprender para ser um bom estagiário. Por outro lado, sua jovem chefe Jules pode se beneficiar das muitas vivências de Ben - como a sua flexibilidade, iniciativa e proatividade, que inclusive evitou que ela fosse levada para casa por um motorista embriagado. 


5. Síndrome de Burnout. A secretária executiva de Jules é fantástica, está ativa o tempo todo, garante que todos os compromissos sejam cumpridos e providencia até o conserto do notebook da mãe de Jules. Mas está emocionalmente esgotada, se sente incapaz e desvalorizada por “precisar de ajuda” e por não receber tarefas mais complexas. Felizmente, Ben estará lá para oferecer-lhe um lenço e sua sabedoria quando a inevitável crise de choro surgir.


6. Mais do que um simples estagiário - a importância da proatividade. Ben é proativo: está sempre observando em que pode ser útil aos que estão à sua volta, pergunta o que não sabe, aprende com boa vontade, toma a iniciativa em tarefas mais simples que ninguém mais quer fazer, e não se recusa a ajudar em atividades que não são, exatamente, sua função. Ele se propõe a substituir o motorista de Jules quando este não está apto para a função, busca o café da equipe, arruma a bagunça de todo mundo que acumulou em um canto. A proatividade é uma soft skill desejada em todos os profissionais. Aprenda, aprimore. Todos vão sair ganhando!


Tem muito mais assuntos abordados neste filme, aproveite o fim de semana para curtir esta deliciosa comédia e aproveite bons momentos que ainda vão deixar um rastro de aprendizado. 


Já assistiu esse fllme? Tem algo que achou interessante? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.
Avatar
Cancelar

Sua resposta

Tente oferecer uma resposta substancial. Se quiser comentar sobre a pergunta ou resposta, basta utilizar a ferramenta de comentários. Lembre-se de que você sempre pode revisar suas respostas - Não há necessidade de responder à mesma pergunta duas vezes. Não esqueça de votar - Selecionar as melhores perguntas e respostas é realmente útil!