Esta pergunta foi sinalizada
226 Visualizações

O ano de 2023 encerra com uma bela obra artística nas salas de cinema. Wonka, dirigido pelo visionário Paul King, e estrelado por Timothée Chalamet, traz um frescor e leveza para a história, já adaptada para as telas em outros dois momentos prévios. O filme funciona como um prequel do filme de 1971. Ou seja, quem era Willy antes de se tornar o icônico chocolateiro Willy Wonka.





A obra original é um livro, escrito por Roald Dahl, e é uma leitura realmente cativante, perfeita para ser o primeiro livro de leitura de crianças.

Você quer ler “A fantástica fábrica de chocolate” ?

Adquira seu exemplar aqui!

Na obra de 1971, estrelada por Gene Wilder, Willy Wonka é um empresário definitivamente bem sucedido, com uma fábrica próspera e mundialmente famosa. A persona apresentada nesta obra tem um viés sinistro e ambíguo, e algumas sequências são de causar arrepios no telespectador desavisado.

Já em 2005, Tim Burton transforma o carismático Johnny Depp no chocolateiro, desta vez, com nuances psicológicas mais intrínsecas. Conhecemos uma persona manipuladora e alienada de consequências. 


O que as três performances têm em comum? O inegável amor pela arte de produzir guloseimas!


1971

2005                          

2023


Mas, o que este conto sugestivamente “infantil” tem a ver com sua carreira profissional?


Um personagem da vida real pode responder:

Napoleon Hill, autor de diversos livros sobre sucesso, detentor da alcunha “fazedor de milionários”,  afirma repetidamente, em suas obras, que um grande segredo para o sucesso é justamente a principal característica de Wonka: Amar o que você faz!

Você ama seu produto? Contrataria o seu serviço?  Acredita nos ideais de sua empresa?

O mundo corporativo da atualidade chama isso de engajamento.


O que mais fez de Willy Wonka um sucesso profissional?

A persistência. 

Willy não herdou uma fábrica de algum parente. Não foi criado por uma família que o instruiu para se tornar um empresário ou um confeiteiro. Ele tinha um sonho. Na nossa “vida real”, poderíamos dizer que Willy Wonka tinha um objetivo definido, e direcionou seus esforços para alcançar sua meta. 

Certamente foi determinado e convicto de sua competência em oferecer um produto de qualidade inovadora.


Vamos procurar por outro “Wonka” da vida real para inspirar você?

John Pemberton foi um farmacêutico criativo, buscando uma solução para tratar dores de estômago. E conseguiu criá-la em 1886. Infelizmente, ele faleceu pouco tempo depois. Seu contador, então, conhecendo sua receita secreta, vendeu-a. Uma chaleira, alguns ingredientes e um segredo: foi assim que a Coca Cola foi criada!


  • Pense em como a persistência, o amor pelo que você faz, e  a criatividade o levam a ter convicção de ser um profissional capaz, competente e hábil. 
  • Adquira todo o conhecimento que você precisar para se tornar este profissional.
  • Não desista diante de resultados negativos. As melhores receitas de sucesso da história foram seguidas de incontáveis premissas negativas.

Quer ler mais sobre isso?

Conheça o livro “O segredo do sucesso” de Napoleon Hill

O livro mais vendido de Napoleon Hill





Avatar
Cancelar

Sua resposta

Tente oferecer uma resposta substancial. Se quiser comentar sobre a pergunta ou resposta, basta utilizar a ferramenta de comentários. Lembre-se de que você sempre pode revisar suas respostas - Não há necessidade de responder à mesma pergunta duas vezes. Não esqueça de votar - Selecionar as melhores perguntas e respostas é realmente útil!