Esta pergunta foi sinalizada
1 Responder
187 Visualizações


Algumas pessoas tem alertado que estão recebendo propagandas ou contato direto para trabalhar de casa e fazer uma renda extra por meio de recompensas. Como pode ser visto neste artigo publicado no Uol o processo ocorre mais ou menos assim:

1-Você é abordado(a) para fazer pequenas tarefas e ganhar alguma contra partida, seja em dinheiro ou em prêmios.

2-Você realiza algumas tarefas e recebe algum dinheiro. 

3-Você realiza mais tarefas e o dinheiro que cai na conta aumenta.

                   


4-Você é promovido novamente só que agora, como um líder! Mas... você precisa dar algum dinheiro antecipado para receber uma contrapartida muito maior.

5-Você arranja um dinheiro no maior esforço do mundo e deposita o dinheiro, visto que o negócio parece idôneo e você vai receber muito mais.

6-Algumas variantes te dizem que se você fizer um pequeno investimento e criptomoedas ou seja lá o que for, você conseguirá produzir resultados muito maiores.

7-O dinheiro nunca volta ou volta muito menos do que você depositou.


Ficam as dicas:


1-Nunca dê dinheiro para liberar mais dinheiro.

Não importa se é para fazer um investimento, comprar materiais, financiar uma equipe, comprar uma cota ou seja lá que nome derem. Não pague para iniciar, continuar ou terminar...

2-Empresas sérias não precisam que você dê dinheiro para trabalhar. 

Franquias idôneas te oferecem um carta circular de oferta explicando como funcionam, qual o amparo que você terá, como deverá atuar, termos de contrato, existe um CNPJ, existem outros franqueados, fazem reuniões remotas e presenciais e possuem uma minuta de contrato que você deveria pedir para um advogado analisar antes de assinar e entregar qualquer dinheiro. Se estão te pedindo dinheiro e não existe nada disso definido em um documento assinado e com firma reconhecida, pule fora do barco enquanto há tempo.

3-Se estiver desconfiado procure mais informações, mande uma pergunta aqui na MoviPlu, procure no Reclame aqui.

Pesquise pelo CNPJ da empresa, use o site da Receita Federal ou digite no seu buscador o CNPJ da empresa, deve voltar uma lista de sites como cnpj.biz, situacaocadastral.info , eles também permitem ver os dados de cadastro da empresa, tempo que ela foi aberta, nome dos sócios, tipo de empresa, que tipo de serviço ela pode oferecer (CNAE) e se está ativa ou inativa  

4-Se você foi lesado, entre em contato com seu banco e tente solicitar o estorno do dinheiro, faça um boletim de ocorrência na polícia, e denuncie aqui e outros canais, para ajudar que outras pessoas não caiam no golpe. 

Os bancos possuem um mecanismo especial de devolução (MED) para os casos em que foi feito um PIX e houve uma fraude ou golpe. Você pode procurar por isso em seu banco. Colocamos aqui o exemplo do Banco do Brasil

 
A Polícia Civil do Estado de São Paulo permite que você faça o boletim pela internet. Se você for de outro estado procure em seu buscador, como fazer isso.


Avatar
Cancelar

Recentemente tenho recebido várias contatos no WhatsApp com a proposta de trabalhar meio período e fazer entre R$100 a R$400 por dia. 

Primeiro, geralmente o número do contato é de um país diferente, ou um número estranho como:


As mensagens seguem um padrão:

Olá 💜 Meu nome é Elizabeth. Sou um agente do YouTube. Basta você gostar dos 3 vídeos que eu te darei 10 R$ e terei o próximo trabalho que conseguirei em um dia.

Este trabalho é muito fácil. Basta abrir o YouTube, não há necessidade de assistir meus vídeos e me enviar capturas de tela. 💸
Se você estiver interessado, responda OK


Já cheguei a ir mais longe na conversa para ver até onde isso iria. Ao aceitar, eles te mandam links para clicar (NÃO CLIQUE!) e ficam aguardando o print da dela. Tentei indagar se havia uma forma de eu ter certeza que seria pago (talvez por uma plataforma), porém toda e qualquer tentativa de explicações são recebidas de mensagens: "Confie em mim". "Sou de confiança".

Lembre-se: dinheiro rápido e fácil não existe. Quando uma promessa é boa demais para ser verdade, desconfie na hora.



Avatar
Cancelar

Sua resposta

Tente oferecer uma resposta substancial. Se quiser comentar sobre a pergunta ou resposta, basta utilizar a ferramenta de comentários. Lembre-se de que você sempre pode revisar suas respostas - Não há necessidade de responder à mesma pergunta duas vezes. Não esqueça de votar - Selecionar as melhores perguntas e respostas é realmente útil!