Esta pergunta foi sinalizada
199 Visualizações

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

O programa oferece dois tipos de bolsas de estudo:


•Bolsa integral:​ cobre 100% do valor da mensalidade do curso.

•Bolsa parcial: cobre 50% do valor da mensalidade do curso, cabendo ao aluno arcar com os custos da outra metade.


O que define o tipo de bolsa é a renda familiar do candidato: a bolsa integral é destinada a quem tem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa. Já a bolsa parcial vai para quem tem renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.


Para participar do processo seletivo é necessário cumprir alguns requisitos de escolaridade e renda familiar, como já citados acima. Além disso, o sistema ProUni é totalmente automatizado e seleciona os candidatos conforme o desempenho no Enem. 

É necessário que o candidato tenha atingido, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame, além de não ter zerado a prova de redação e não ter participado na condição de treino. A pessoa também deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em uma escola particular na condição de bolsista integral para se inscrever.


Como participar?


As inscrições para o ProUni devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site oficial do programa.


ProUni: Clique aqui

Para realizar o cadastro, insira o seu número de inscrição e senha da edição mais recente do Enem. Em seguida, é só preencher as informações solicitadas e escolher duas opções de curso dentre as disponíveis no sistema.

A instituição do ProUni é gratuita, você não precisa pagar nada para participar.

O candidato que for pré-selecionado para uma bolsa do programa precisa levar uma série de documentos até a faculdade para efetuar a matrícula. A lista completa está no site do ProUni.


Em resumo, se estiver procurando uma forma de entrar na faculdade ou curso gastando menos, o ProUni é uma ótima opção para isso.

Caso você participe do programa em breve ou pretenda participar nos próximos anos, lhe desejo uma boa sorte!


Avatar
Cancelar

Fantástico, eu mesma nuca pensei que houvesse bolsa parcial, só conhecia a bolsa integral. Amei aprender, muito obrigada!

Sua resposta

Tente oferecer uma resposta substancial. Se quiser comentar sobre a pergunta ou resposta, basta utilizar a ferramenta de comentários. Lembre-se de que você sempre pode revisar suas respostas - Não há necessidade de responder à mesma pergunta duas vezes. Não esqueça de votar - Selecionar as melhores perguntas e respostas é realmente útil!