Esta pergunta foi sinalizada
177 Visualizações

Embora muita gente desvalorize essa oportunidade de trabalho, oferecer serviços de faxina e/ou diarista é muito lucrativo e ainda lhe dá autonomia de escolher seus dias e horários de trabalho. 

Por quê a procura por faxina está aumentando?

O aumento da presença feminina no mercado de trabalho gerou uma oportunidade de renda extra ou mesmo uma renda principal para homens e mulheres de todas as escolaridades, que, por algum motivo, não podem ou não conseguem emprego “formal”. Esse número altíssimo de mulheres trabalhando fora de casa precisam de ajuda para manter a limpeza do lar. E é aqui que entram as preciosas diaristas!

Fazer faxina como forma de trabalho é algo bastante rentável ($$$) e se você aprender a melhor maneira de fazê-la, provavelmente nunca ficará parada. Diaristas que descobrem o segredo para encantar o cliente (patrão/patroa) vão contar com a recomendação de seu trabalho para conhecidos e familiares, o que vai garantir que você nunca fique sem serviço! 


Se você está pensando em começar a procurar por trabalhos avulsos como diarista/faxina, saiba que há três coisas importantes que você precisa entender antes de começar: 


  1. Mesmo que você mesma cuide da limpeza de sua casa por anos, não significa que não há algo a aprender antes de começar a oferecer seu trabalho.
  2. Existem métodos de trabalho que economizam tempo e esforço físico, seus dois maiores recursos. 
  3. Prestando serviços como faxineira, você pode contribuir para o INSS como MEI e ter os benefícios do programa garantidos caso venha a acidentar-se ou para futura aposentadoria.


Precisa estudar algo antes de começar?

Sim, precisa! Sempre! Existem formas mais práticas e eficazes de executar o trabalho doméstico. E você vai querer saber como fazer o trabalho pesado de forma mais simples, certo?

Confira dois exemplos:


Como tirar manchas de colchão?


Como limpar vidros e espelhos sem embaçar?


Além disso, algumas “fórmulas mágicas caseiras” que são usadas para lavar banheiros ou azulejos são, na verdade, misturas perigosas de produtos químicos que podem fazer muito mal à sua saúde. Não descuide de você: siga as instruções do fabricante, sempre disponíveis nos rótulos dos produtos.


Confira essa reportagem:

Misturas perigosas de produtos para limpeza


Outra coisa importante: quem trabalha na limpeza precisa se cuidar! Seu corpo precisa de proteção e cuidado. Aqui vão algumas dicas de como cuidar de você:


  1. Use luvas para lavagem de banheiros e quintal
  2. Use máscara facial quando for usar produtos de limpeza. 
  3. Alongue-se! Preserve sua coluna e a saúde de seus braços, mãos e pernas.
  4. Tome água! O esforço físico pode provocar uma desidratação, e muitas profissionais se esquecem disso durante a faxina. É simples e vai fazer muita diferença em sua saúde.


E por último, a maior de todas as dúvidas: como precificar seu trabalho?

O grande problema nesta área é a quantidade de profissionais que cobram muito pouco pelo que executam. Uma boa faxina custa caro e merece ser bem paga! Entenda como dar o preço certo para não sair no prejuízo!


Aqui tem um vídeo que pode te ajudar a precificar:


Divulgue no WhatsApp, em sua rede de contatos, em sua rede social, em grupos em que você faz parte, que você tem dias disponíveis para faxina. Acredite, é a melhor maneira de conquistar suas primeiras clientes. 


Ficou alguma dúvida? Comenta aqui!



Avatar
Cancelar

Sua resposta

Tente oferecer uma resposta substancial. Se quiser comentar sobre a pergunta ou resposta, basta utilizar a ferramenta de comentários. Lembre-se de que você sempre pode revisar suas respostas - Não há necessidade de responder à mesma pergunta duas vezes. Não esqueça de votar - Selecionar as melhores perguntas e respostas é realmente útil!