Já pensou em como uma grande loja de departamentos no ramo de vestuário pode saber como anda o atendimento de seus funcionários?
E a super lanchonete famosíssima, que tem 2,5 mil unidades espalhadas pelo Brasil? Como fazer para checar se o lanche está sendo montado e servido corretamente, segundo os padrões da franquia?
Conheça o cliente oculto/misterioso
Trata-se de uma pessoa como você, que voluntariamente se cadastrou em uma plataforma, foi orientada e treinada para fazer o trabalho. O cliente oculto receberá, através da plataforma, algumas propostas de trabalho, e poderá escolher quais deseja participar. Geralmente, sua candidatura fica pendente de aprovação da plataforma. Isso acontece porque é preciso verificar se o perfil do candidato é compatível com o tipo de trabalho. Supondo que sua candidatura seja aceita, o cliente oculto vai até o estabelecimento determinado(geralmente em dia e/ou horas pré-determinadas pelo contratante), com objetivo de consumir ou comprar determinado produto.
Este cliente vai preencher, após sua visita, um formulário com informações e fotos sobre seu atendimento, quanto tempo levou para seu pedido ser entregue, a apresentação do produto, e assim por diante.
Paga bem?
As remunerações são em torno de $50/visita, mas podem haver ofertas maiores para casos bem específicos (por exemplo, uma visita de rotina a uma concessionária de veículos da marca X modelo Y, cidade Z, e para tanto, o cliente precisa morar nesta região e ter este modelo de veículo para se qualificar para a visita).
Quando o cliente visitar um supermercado, por exemplo, a plataforma informará previamente que o cliente poderá comprar mercadorias e ser reembolsado posteriormente, num valor preestabelecido.
Se a visita for à uma rede de fast food, o trabalho pode envolver pedir um lanche específico, e você também será reembolsado por esta despesa.
Ser cliente oculto é apenas uma renda extra, não se enquadrando para pessoas que estão buscando um trabalho formal.
Dá pra viver de "cliente oculto"?
Depende muito de seu perfil e onde você mora, em grandes cidades, talvez você consiga fazer uma renda maior. Isso porque a demanda de clientes varia de acordo com a região, então nem sempre vai ter serviço disponível para você. E como mencionado anteriormente, os repasses são de baixo valor e você vai receber apenas após realizar a visita e reportar os resultados. A atividade é apenas uma renda extra, havendo necessidade de ser complementada com outra fonte de recursos.
Porém, se você pensar estrategicamente, pode ser uma ótima opção para pessoas que estão constantemente trabalhando na rua (como aplicativos de transporte, por exemplo). Já que as pessoas já estarão na rua, basta realizar uma breve parada, fazer a visita, consumir o produto segundo a orientação e especificação (ela vai gastar com a própria alimentação, de qualquer forma) e ainda será reembolsada pelas informações que submeterá.
Para conhecer mais formas de ganhar dinheiro com trabalho informal, confira neste link!
Que tipo de empresas usam "clientes ocultos"?
Grandes redes de fast food, lojas de departamentos, redes de farmácias, concessionárias de veículos são as mais comuns. O método é rentável, pois o custo do trabalho do cliente oculto é baixo, mas pode ajudar efetivamente nas vendas, e mostrando à gestão da empresa se há necessidade de intensificar o treinamento da equipe, se reclamações recorrentes dos clientes são válidas, se produtos alimentícios estão sendo servidos conforme requisitos obrigatórios da Anvisa.
Como funciona?
Todas as plataformas vão fornecer orientação específica, mas em geral, funciona assim: após cadastrar-se em uma plataforma ou agência, você receberá uma proposta para ser o cliente oculto, digamos, no Mc Donald´s. A agência lhe designará a unidade (endereço) do restaurante a ser visitado, vai lhe fornecer o que você deve pedir (por exemplo, um kit Mc lanche feliz com hambúrguer sem cebola, coca-cola e danoninho de sobremesa). A Agência vai te orientar quanto à forma de pagamento, porque vai reembolsar este valor. Você deverá apresentar as respostas que a agência vai querer saber. Talvez a empresa queira saber se aquele restaurante, especificamente, está com as instalações hidráulicas funcionando no banheiro de clientes, ou ainda, se a limpeza do local está adequada. Seguindo o exemplo, pode ser que a pergunta seja: quanto tempo levou para você receber o pedido? A bebida veio gelada? A batata estava na temperatura adequada? O lanche que você pediu “sem cebola” veio mesmo sem cebola? Para a agência, você vai repassar suas respostas, a nota fiscal (com data e hora, valor que você pagou e endereço do restaurante) e provavelmente uma foto do pedido pronto. Entendeu?
É seguro ser "cliente oculto"?
Muitas empresas sérias contratam clientes ocultos. Mas saiba que a remuneração por serviço é baixa. Então, desconfie de “grandes ofertas”, propostas de remuneração alta por visita, sem muitas exigências ou especificações. Outra coisa: empresas idôneas que solicitam pessoas para ser clientes ocultos NÃO PEDEM DINHEIRO A VOCÊ!
Desconfie de qualquer serviço pelo qual você tenha que pagar antecipadamente (taxas de cadastro).
Onde posso me cadastrar para ser "cliente oculto"?
Consulte no fórum clicando no botão abaixo as opções e opiniões de empresas testadas por outras pessoas.
Oportunidades como Cliente Oculto
Fique sabendo:
Ao preencher o cadastro para ser um cliente oculto, algumas perguntas podem parecer estranhas, como por exemplo, qual é a marca de seu carro, ou quantas TVs você tem em casa. Não são perguntas ao acaso. As respostas vão definir que tipo de consumidor você é, e em quais pesquisas você se qualifica. Por exemplo, se é uma pesquisa na Fiat, a plataforma de clientes ocultos vai procurar alguém que tem um veículo da Fiat, na região.