Autor: Andy S Grove
Andy Grove é um dos fundadores da Intel Corporation.Esse é um guia essencial para líderes e gerentes que desejam alcançar resultados excepcionais em suas organizações. O livro foi publicado originalmente em 1983 e se tornou um clássico no mundo dos negócios devido às suas ideias inovadoras sobre gestão e liderança.
O livro começa com a análise de uma fábrica de café da manhã. O simples trabalho de elaborar o café da manhã com ovos, torradas e uma xícara de café, tem tudo a ver com outros processos mais complexos e é usado para clarificar algumas ideias importantes como etapas limitantes, planejamento de trás para frente, a adição de testes, detecção de problemas na etapa de menor valor agregado.
Depois que sua fábrica de café da manhã começa a funcionar adequadamente e as pessoas estão amando o seu café, novos desafios começam a surgir. Para que as coisas funcionem, você precisará de bons indicadores como por exemplo, qual a sua projeção de venda, estoque de matérias-primas, a condição dos equipamentos, como está a mão de obra e finalmente, qual é a qualidade do meu produto. Estes poderiam ser a sua base para sua cafeteria. Mas o mais importante é que estas métricas precisam ser confiáveis, ou então você estará as cegas.
Outro ponto é como crescer junto com a demanda? É necessário adicionar alavancagem nos processos, de modo que com os mesmos recursos se produza mais e em menos tempo, a automação e a simplificação do trabalho são exemplos disso, vale analisar os processos e aplicar os devidos porquês para descobrir o que pode ser modificado.
O papel do gerente
O livro dedica um capítulo específico a alavancagem gerencial. Andy questiona qual é o output de um gestor. Médicos curam pacientes, professores ensinam. Mas os gestores influenciam pessoas, e o seu output é o resultado obtido pelo grupo que está sob sua supervisão. Isso deixa claro que ele precisará se envolver em diversas atividades diferentes para conseguir estes resultados.
Também, pode ser aplicado o conceito de alavancagem na atuação de um gestor que o livro coloca de 3 formas:
- Influenciando muitas pessoas.
- Quando a atividade ou comportamento de uma pessoa é influenciado pelo gestor.
- Quando um grupo é influenciado por uma pessoa que transmite informação importante e desconhecida.
Muito do sucesso de um gestor, está ligado a como ele gerencia sua agenda, usando o conceito de etapa limitante, agrupando tarefas semelhantes, evitando que a agenda seja dominada por urgências deixando o gestor sem tempo para coisas importantes etc.
O livro apresenta adicionalmente que um gerente/diretor, não deveria ter mais que 6 a 8 subordinados diretos.
Reuniões
As reuniões não precisam ser vilãs na vida de um gestor. Ela é uma ferramenta que habilita os gestores a realizarem seus trabalhos. O livro separa as reuniões em 2 grupos. As orientadas ao processo e as orientadas à missão.
Reuniões orientadas a processo, são regulares, bem determinadas quanto ao começo e fim, e possuem o objetivo primário de compartilhar conhecimento e informações. O autor apresenta 3 tipos que ele emprega:
- Reuniões one-on-one - Ocorre entre um gestor e um subordinado- Busca-se trocar informações sobre problemas, situações específicas, melhorias e possíveis soluções. Momento para que o subordinado apresente dificuldades que esteja encontrando.A frequência destas reuniões dependerá do nível de maturidade do subordinado. Nunca devem ser de menos de 15 minutos. É importante pedir para o subordinado preparar a pauta da reunião e fazer anotações para serem retomadas na próxima conversa.
- Reuniões de Equipe - Ocorre entre o gestor e todos os seus subordinados. Ajuda a promover a integração, aprender sobre diálogo e confronto. Deve ser discutido qualquer coisa que afete mais de duas pessoas presentes no evento. Deve ter uma pauta inicial, mas também espaço para sessão aberta. O gestor deve atuar como moderador, observador, crítico e tomador de decisão, atuando para que as conversa fluam.
- Avaliações operacionais - Momento para que os gestores menos experientes obtenham comentários e feedback dos mais experientes, que geralmente estão muito distantes. Cabe aos gestores com menor senioridade preparar a apresentação sobre os trabalhos e atividades que estão com ele para ser escrutinado.
Reuniões orientadas a missão, não são planejadas e possuem o objetivo de produzir um resultado específico, geralmente possui um presidente que é o responsável por se chegar no resultado esperado. Costumam ser grandes ladrões de tempo e de recursos, reuniões com muitos convidados costumam não gerar resultados e são muito caras.
É importante que este tipo de reunião tenha uma pauta bem definida e que seja limitada ao mínimo possível de convidados.
Tomada de decisão
As decisões variam de triviais, complexas ou muito simples na vida de um gestor. O modelo ideal, proposto no livro para a tomada de decisões passa por uma "discussão livre" sobre o tema, tomada de "decisão clara" e um "total apoio' da liderança superior. É claro que sempre a margem para erros e novamente o ciclo retoma a "discussão livre" para ajuste de percurso.
É importante que o gestor tenha bem claro os seguintes pontos:
- Qual decisão precisa ser tomada?
- Quando ela precisa ser tomada?
- Quem vai decidir?
- Quem precisará ser consultado antes da decisão?
- Quem precisará saber da decisão?
Planejamento
O autor apresenta os conceitos do planejamento por OKR`s ou gestão por objetivos, onde importante ter claro os seguintes aspectos.
- Onde quero chegar?
- Como controlo meu progresso?
A ideia deste modelo é dar foco e deve-se evitar uma grande quantidade de objetivos. Os OKR`s de cada pessoa, deveriam definir para quais coisas elas deveriam dizer sim em seu dia a dia.
Flexibilidade
Grove introduz o conceito de "inflexão estratégica", momentos cruciais em que as organizações precisam tomar decisões significativas para se adaptar às mudanças no mercado. Ele argumenta que as empresas devem estar dispostas a se adaptar e mudar constantemente para sobreviver e prosperar.
O autor apresenta a necessidade de se adotar organizações híbridas, com estruturas funcionais e unidades de negócio, estruturas matriciais e duplo reporte.
Avaliação de desempenho
O autor destaca a importância da avaliação de desempenho como uma ferramenta para identificar pontos fortes e áreas de melhoria em indivíduos e equipes. Ele descreve como a avaliação pode ser usada para promover o crescimento e o desenvolvimento.
O destaque está em usar este recurso para melhorar o desempenho do subordinado acima de tudo. É importante que esteja muito claro, o que se espera do subordinado para que isso funcione de verdade.
Também o gestor deve levar em conta que durante o feedback da avaliação é importante ser franco, ouvir e distanciar-se, o que significa deixar os sentimentos, inseguranças e emoções de lado.
Ele propõe um modelo de "Pontos positivos", "Pontos negativos" e "Mensagens" que devem ser aplicadas.
Realizando entrevistas
O livro apresenta alguns aspectos que um gestor deve se concentrar.
- Conhecimentos e habilidades técnicas.
- descrever alguns projetos.
- pontos fracos.
- O que fez com esse conhecimento?
- Realizações
- Fracassos
- Discrepâncias
- O que aprendeu com os fracassos.
- Problemas no último emprego / atual.
- Valores operacionais
- Porque está pronto para um novo cargo?
- Porque deveríamos contratá-lo?
- O curso/projeto mais importante em sua vida acadêmica.
Lidando com pedidos de demissão
Perder um bom profissional, porque não se sente valorizado é de responsabilidade do gestor! Sua primeira reação a este momento é crucial a recomendação é que largue tudo o que estiver fazendo e resolva o assunto com o funcionário insatisfeito. Não é momento de sermões, tente descobrir o verdadeiro problema, deixa claro o quanto este profissional é valioso. Envolva seu superior no problema e na solução.
Uma situação desta quando não bem conduzida pode gerar diversos problemas com outros funcionários que gostam e respeitam aquele que está pedindo para sair e pode causar um problema muito maior.
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