O assunto se tornou cada vez mais frequente, e muitas vezes, polêmico, nas redes sociais. Pode um RH oferecer um atendimento humanizado, de forma a manter o bom relacionamento com o profissional mesmo quando ocorre um desligamento?
O que é, afinal, RH humanizado?
O conceito de RH humanizado vai muito mais além que tratar os colaboradores com respeito e de forma igualitária. A abordagem visa tratar os colaboradores como seres humanos completos, dando importância para suas emoções, bem estar no trabalho e desenvolvimento individual.
É importante que as empresas adotem práticas que promovam a empatia, transparência, comunicação aberta e o reconhecimento pelos indivíduos da organização.
Para que as abordagens de RH humanizado surtem efeitos nas empresas, é preciso provocar mudanças significativas na cultura organizacional e nos processos internos. Infelizmente, nem todas as empresas estão dispostas ou preparadas para fazer essas mudanças.
É importante ressaltar que o RH humanizado não é uma prática que pode ser alcançada de uma vez por todas. É um processo contínuo de aprendizado, adaptação e melhoria.
É necessário que os profissionais de RH sejam conscientes da importância dessa abordagem e busquem constantemente maneiras de implementar práticas mais humanizadas em suas práticas diárias.
Sua empresa tem uma política pacífica de desligamento? Qual foi o pior desligamento que você já vivenciou?