Esta pergunta foi sinalizada

O que é um social media?

Social Media é o cargo de todo profissional que fica responsável pela gestão dos perfis de redes sociais, lidando com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores em páginas de empresas, marcas ou personalidades. Agendamentos de posts e relacionamento com o público são algumas das suas várias atribuições.

Hoje em dia vemos muitas pessoas utilizando as redes sociais para comunicação, porém, as empresas vêem as redes sociais como uma oportunidade para promover os seus produtos e falar com seus clientes mesmo a distância.

Muitas organizações estão adicionando o trabalho com redes sociais à sua estratégia de Marketing e, com isso, empregando profissionais para trabalhar com conteúdo nessas redes. Esses profissionais são o que chamamos de social media, que também podem ser chamados de analistas de redes sociais.

Diferente do que muitos pensam, ser um social media não é tão fácil assim. Existem diversos fatores a se levar em conta quando se trabalha com a internet, e uma delas é agradar o público, o que não é nada fácil, já que cada um tem um gosto diferente.

Além disso, também existe uma rotina para criar conteúdos para promover os produtos da empresa. A rotina se baseia basicamente em:


•Planejamento de conteúdo 

•Criação de conteúdo 

•Agendamento de posts

•Criação de artes

•Monitoramento

•Relacionamento com a comunidade 

•Análise de resultados


Como se tornar um social media?

Já deve ter ficado claro para você que, para seguir uma carreira trabalhando diretamente com a gestão de redes sociais, é preciso ter uma série de habilidades, seja para criar conteúdo visual ou converter o maior número possível de seguidores em clientes fiéis.

Se você não tem experiência e está começando do zero, provavelmente terá que começar em uma função de marketing mais básica. Se está pensando em se especializar, existem alguns passos essenciais para seguir e então conseguir se tornar um Social Media.


-Aprenda habilidades de Marketing direcionadas para as redes sociais 

Do lado mais simples, será crucial conhecer bem o Facebook, Twitter e Instagram, mas as empresas também podem usar bastante o WhatsApp, Pinterest, TikTok, LinkedIn e outras, dependendo de seu público. Você vai querer saber quais postagens se saem bem em cada plataforma, assim como as diferenças de público para cada uma e como capitalizar as tendências.

Também é bastante útil ter o certificado de cursos específicos da área. Para isso você pode acessar sites totalmente gratuitos como:


-Universidade do Buzz

​​Acesse aqui 


-RD University

​​Acesse aqui 


-FGV (Fundação Getúlio Vargas)

​​Acesse aqui


-Analytics Academy

​​Acesse aqui 


-Estabeleça sua presença nas mídias sociais 

Antes de começar sua carreira de social media, você deve examinar atentamente todos os seus perfis nas redes sociais e garantir que eles o representem da melhor maneira possível.

Quando você não tem um grande portfólio para impressionar os empregadores, a primeira coisa que eles fazem quando você se candidata a um emprego é pesquisar você no Google. Se eles virem perfis associados a você com pouca ou nenhuma atividade – ou, pior ainda, com alguma coisa considerada inapropriada – você pode apostar que eles passarão para o próximo profissional da lista.


-Procure um emprego

Pode ser intimidante ou até decepcionante no começo, porém com esforço e dedicação você vai conseguir encontrar um bom emprego. Uma coisa que pode ajudar é procurar aprender mais sobre oportunidades de emprego, obter conselhos sobre como procurar vagas de Social Media e adquirir conhecimento sobre o mercado.

Uma boa área para começar a procurar um cargo de social media é no famoso LinkedIn. Além disso, você também pode encontrar algumas vagas no Instagram ou no Facebook.


Com essas dicas, esforço e muita dedicação de sua parte, você com certeza vai conseguir entrar nessa área que cada vez tem ficado mais famosa.

Avatar
Cancelar

Sua resposta

Tente oferecer uma resposta substancial. Se quiser comentar sobre a pergunta ou resposta, basta utilizar a ferramenta de comentários. Lembre-se de que você sempre pode revisar suas respostas - Não há necessidade de responder à mesma pergunta duas vezes. Não esqueça de votar - Selecionar as melhores perguntas e respostas é realmente útil!