Em algumas entrevistas de emprego, é bom você estar preparado para responder qual pessoa ou figura te inspira. Já fui pego de surpresa em uma delas, respondondendo sem pensar o motivo por trás dessa pergunta. Depois que pensei mais a fundo, vi que dei bola fora. Resultado: nenhum feedback depois da entrevista.
Para responder, você pode escolher pessoa real, figura histórica ou até algum personagem de filmes, livros ou séries. Tente relacionar essa pessoa com o cargo em questão. Essa pergunta avalia alguns aspectos do candidato:
- Valores e princípios: A resposta dada pelo candidato pode revelar muito sobre seus valores pessoais e profissionais. Os entrevistadores estão interessados em saber se os valores da pessoa que os inspiram estão alinhados com os da empresa e com a cultura organizacional.
- Habilidades e traços desejáveis: Ao escolher uma pessoa que o motiva, você pode destacar as habilidades e traços que considera importantes para o trabalho em questão. Por exemplo, se você escolher um líder famoso, isso pode indicar que você valoriza a liderança, a inovação, a determinação, entre outras características relevantes para a função.
- Capacidade de autoconhecimento e reflexão: A resposta à pergunta pode mostrar o quanto o candidato se conhece e reflete sobre suas influências e motivações. Os entrevistadores querem entender como você vê a si mesmo e como suas experiências moldaram suas perspectivas e aspirações.
- Adaptação à cultura da empresa: Dependendo da pessoa ou figura que você mencionar, os entrevistadores podem inferir se você se adaptaria bem à cultura da empresa. Se você mencionar alguém que personifica valores ou características que são importantes para a empresa, isso pode indicar uma boa adaptação cultural.
Digamos que você esteja se candidatando a um cargo de gerência em uma empresa de tecnologia. Você poderia mencionar Steve Jobs como uma figura que o inspira. Aqui está como você poderia elaborar essa resposta:
"Uma pessoa que realmente me motiva é Steve Jobs. Sua visão, paixão e capacidade de inovar continuamente no campo da tecnologia são incrivelmente inspiradoras para mim. Observar como ele construiu a Apple do zero, transformando-a em uma das empresas mais influentes do mundo, me ensinou a importância da visão clara, da determinação e da coragem para seguir ideias inovadoras, mesmo quando enfrentamos adversidades.
Uma das coisas que mais admiro em Steve Jobs é sua habilidade de criar produtos que não apenas atendem às necessidades dos clientes, mas que também definem essas necessidades de uma maneira que os clientes nem mesmo sabiam que precisavam. Isso demonstra a importância de ouvir os clientes, mas também de confiar em sua própria intuição e criatividade para liderar a inovação.
Em minha carreira, procuro aplicar os princípios de liderança e inovação que Steve Jobs personificou. Busco constantemente desafiar o status quo, buscar soluções criativas e inspirar minha equipe a alcançar novos patamares de excelência. Acredito que essa mentalidade de liderança visionária e orientada para resultados pode ser aplicada de forma significativa na posição de gerência para a qual estou me candidatando, especialmente em um ambiente de rápida evolução como o da tecnologia."
Evite falar sobre pessoas ou personagens polêmicos. Imagine que você fale que o personagem que você admira muito é o "Seu Madruga" do seriado Chaves. Apesar de ele ensinar alguns princípios como perdão e generosidade,
não seria uma escolha ideal para mencionar em uma entrevista de emprego. Ele é retratado como um homem desempregado que frequentemente busca evitar o trabalho e encontrar maneiras de evitar suas responsabilidades financeiras.