Welcome!

Share and discuss the best content and new marketing ideas, build your professional profile and become a better marketer together.

Sign up

Esta pergunta foi sinalizada
39 Visualizações

a close up of a person working on a machine

Fala, galera! Carmona na área.

Uns meses atrás, precisei levar o carro no mecânico, para consertar um problema no freio. O freio de mão não estava segurando o carro em descidas. Imagine o perigo envolvido em deixar o carro em uma descida e ele machucar alguém? 

Durante esse problema, estava fora da minha cidade. Andei e encontrei um mêcanica que "agradou" os olhos. Conversei com o dono, falei sobre o problema e a situação em que o problema ocorria e como de costume deixei o carro lá. Logo em seguida, entraram em contato, falando que era necessário a troca de algumas peças. Mandei fazer o serviço.

Concluído o serviço, fui buscar o carro. Alinhei sobre o que foi feito, perguntei os custos e dei uma volta para testar. Para minha surpresa, mesmo com o serviço e as peças novas, o carro estava com o mesmo comportamento. Voltei para questionar, pois o problema ainda continuava e pelo jeito, nem testado tinham.

Feito o meu questionamento, o mecânico veio com várias desculpas, dizendo que já tinha pego outro trabalho para fazer, e que eu precisaria aguardar 50 mil KM para fazer o ajuste fino do freio de mão, pois é o tempo que demora para o sistema de freios "assentar" no lugar. (Não estou brincando na resposta dele. Meu pai que é mecânico aposentado foi testemunha).

Depois desse absurdo e muitos questionamentos, vi a falta de vontade de querer resolver o meu problema. Como o serviço era urgente, nem quis perder tempo. Preferi ir em outro, e depois resolver essa questão.

Chegando no outro mecânico, expliquei a situação. Demonstrei quais ambientes o problema ocorria. Deixei o carro e foi um novo serviço. Novas peças, novos ajustes. Concluído o serviço, fui dar uma volta no carro. Peguei o carro, andei,e....? O problema ainda estava lá.

O que podemos aprender disso?

1. Depois de realizar alguma atividade, verifique se o problema reportado foi resolvido. Teste sua atividade em VÁRIOS cenários. Se possível, crie um checklist .(No caso do mecânico: testar se freia na descida, reta e com o carro desengrenado)

2. Sua atividade faz parte de um conjunto maior? Verifique se o funcionamento da atividade e o conjunto estão funcionando. Tudo tem que funcionar sem atrapalhar a outra. (O conjunto do freio é cheio de outras peças. Será que outras partes do mesmo foram afetadas? Afetou funcionamento de outros itens?)

3. Errou? Não dê desculpas esfarrapadas ou tente culpar alguém. Seja humilde, reconheça o erro e veja como pode melhorar nas próximas situações

4. Para ser um bom profissional, não precisa de muito. Só fazer o necessário.

5. Encontre um mecânico de confiança.

Já enfrentou problemas parecidos? Tem algum ponto a acrescentar? Fique à vontade em compartilhar nos comentários.
Cancelar