No nosso cotidiano, estamos constantemente em uma batalha contra o relógio. Com cada vez mais compromissos e atividades, precisamos nos desdobrar para dar conta de tudo. No entanto, essa sobrecarga pode levar ao esgotamento, estresse, ansiedade e até mesmo à depressão.
Para evitar chegar a esse ponto, é crucial aprender a dizer não e delegar tarefas em determinadas situações, visando o nosso bem-estar.
Vou compartilhar algumas situações que já presenciei e abordagens para recusar solicitações sem sermos rudes, mas também sem nos desfazermos de nossos colegas, amigos ou familiares.
Sempre fui apaixonado por desafios, buscando soluções onde poucos conseguem. Ao superar obstáculos, sinto uma satisfação semelhante à de passar de uma fase difícil em um videogame. Desde jovem (aos 12 anos), era referência em computadores entre meus amigos e muitas vezes fazia serviços a preço de aprendizado (sem cobrar) na época. Isso gerava até uma competição saudável para ver quem resolvia os problemas primeiro.
No ambiente profissional, também me destaquei no setor onde trabalhava, realizando tarefas que outros não conseguiam. Por isso, colegas frequentemente pediam minha ajuda e clientes queriam falar comigo para fazer coisas que outros não conseguiam. No entanto, com o tempo, essa carga começou a pesar demais.
Percebi que estava ficando sobrecarregado e precisava agir. Já estava sentindo os efeitos do estresse. Então, o que fiz?
Em casos mais simples, demorava alguns minutos para responder o chat (de 10 à 15 minutos). Depois que respondia, muitas vezes a resposta era: consegui resolver sozinho ou fulano já me ajudou. Mas nem sempre isso acontece.
"-Renan, você pode me ajudar a fazer esse relatório?", recebi no chat da empresa. Logo falei: "-Fala (fulano)! Infelizmente não consigo ajudar, visto que estou bastante atarefado com as minhas entregas." A próxima mensagem, você já deve imaginar o que seja. "Então quando você pode fazer? Pois é uma entrega urgente."
Note que mesmo dizendo não, a responsabilidade acabou voltando para você. Sempre acabava pegando o serviço. Precisei de outra abordagem. Notei que havia alguns outros colegas com um perfil semelhante, onde queriam desafios e oportunidades de aprendizado e que haviam aprendido muito bem.
"-Renan, você pode me ajudar a criar esse relatório para o cliente?" Respondi: "Fulano, até gostaria de auxiliar, mas estou bastante atarefado. Provavelmente só terei espaço na semana que vem. Porém, tenho aqui o ciclano, que pode te ajudar. Tente conversar com ele."
Essa abordagem ajudou muitas vezes a ter menos responsabilidades desnecessárias. Poucas vezes a pessoa voltava com o mesmo assunto.
Agora em situações mais urgentes, quando não havia outro que pudesse fazer, eu fazia da seguinte maneira: "Fulano, estou bastante atarefado com algumas atividades que também são urgentes. Porém, converse com meu coordenador e explique a situação. Assim, quem sabe posso lhe auxiliar."
Logo em seguida, vinha meu chefe, pedindo para largar o que estava fazendo, passando para outra pessoa e pegando a atividade em questão.
Nem sempre essas abordagens funcionarão, porém é preciso ter jogo de cintura. O maior problema são os insistentes. Já peguei pessoas que insistiam tanto, que chegava até dar raiva. (Sem brincadeira, pedindo a mesma coisa umas 20 vezes na semana). Nessa situação, às vezes era necessário ser mais firme. "Conforme conversado com meu coordenador, não tenho permissão para realizar isso. Se vier novamente com esse assunto, não responderei."
Aprender a dizer não é um aprendizado para a vida. Não fique frustrado quando não der certo. Tente aplicar esse comportamento em vários ramos da sua vida. Faça perguntas como:
- Vai atrapalhar outra atividade?
- Irei passar menos tempo com a família?
- A pessoa que pediu é seu amigo? Ou apenas desconhecido que só lembra de você quando tem problemas?
- Irei me estressar sem necessidade?
Em resumo, a habilidade de dizer não e estabelecer limites é fundamental para proteger nossa saúde mental e emocional diante da correria do cotidiano. Ao recusar solicitações de forma respeitosa, podemos aprender a delegar tarefas e manter um equilíbrio saudável entre nossas responsabilidades e nosso bem-estar. Embora nem sempre todas as abordagens sejam bem-sucedidas, é importante manter a flexibilidade e a firmeza ao estabelecer nossos limites. Ao aplicar esses princípios em diversas áreas de nossa vida, podemos reduzir o estresse e a sobrecarga, priorizando nossa própria saúde e felicidade. Portanto, não se desanime diante dos desafios, pois aprender a dizer não é uma jornada de autodescoberta e autocuidado que nos acompanhará ao longo da vida.
Enfrenta problemas para dizer não? Anda sobrecarregado? Compartilhe sua experiência e abordagens conosco.