Esta pergunta foi sinalizada
239 Visualizações

A matemática é uma matéria muito presente no nosso cotidiano. Como quando vamos fazer compras, ou pagar uma conta, e até mesmo em áreas profissionais como a área da computação por exemplo.

Infelizmente, segundo o Saeb, cerca de 5% dos estudantes do ensino médio da rede pública não têm um aprendizado adequado de matemática. Com essa dificuldade na matéria, muitas pessoas não conseguem passar em concursos públicos.

Por isso, vim aqui dar algumas dicas para aprender matemática e passar nesses concursos.


A dica mais importante para estudar matemática é criar o hábito de resolver exercícios sem calculadora, já que na hora você não poderá usá-la.

Uma estratégia também importante é verificar as provas de concursos públicos anteriores. Assim, você entende como as questões são elaboradas e verifica quais tópicos de Matemática e qual linha de raciocínio costumam ser exigidos, tendo uma visão melhor do nível de dificuldade.


1. Domine a matemática básica 

As operações básicas estão presentes em todos os outros conteúdos de matemática. Uma vez que compreender, o restante ficará muito mais fácil. São elas:

•Soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, expressões numéricas

•Números primos

•Fatoração 

•MDC e MMC

•Frações 

•Números decimais


2. Compreenda as fórmulas 

Entender as fórmulas é como aprender uma língua estrangeira. Para isso, busque o significado das letras e os símbolos que as constituem.


3. Exercite a interpretação de texto 

A interpretação de texto também está presente na matemática, principalmente em enunciados de provas.

Quando você sabe interpretar bem o texto, resolver o problema fica mais fácil. Por isso, estudar bem esse assunto vai te ajudar e muito.


4. Comece pela mais fácil 

Em uma prova o grau de dificuldade muda conforme a questão, então, comece pelas que acha mais fácil e depois resolva as questões mais complicadas. Assim você terá uma maior facilidade em resolver as questões, poderá ter mais acertos na prova, e também terá mais tempo para responder o restante das questões.


Muitas vezes, as questões dos exames não exigem um tópico específico da matéria, e sim um raciocínio lógico do candidato. Por isso, não encare a matemática com um empecilho. Com planejamento, organização, rotina de estudos e, principalmente, muita prática e dedicação, estudar matemática para concursos públicos vai se tornar uma tarefa mais fácil.

Para aprender ainda mais, você pode fazer cursos gratuitos online, como a Unip, por exemplo. Ou você pode ver vídeos no YouTube de canais como:


Gis com giz matemática: Clique aqui

Prof. Robson Liers: Clique aqui

Dicasdemat Sandro Curió: Clique aqui

Avatar
Cancelar

Sua resposta

Tente oferecer uma resposta substancial. Se quiser comentar sobre a pergunta ou resposta, basta utilizar a ferramenta de comentários. Lembre-se de que você sempre pode revisar suas respostas - Não há necessidade de responder à mesma pergunta duas vezes. Não esqueça de votar - Selecionar as melhores perguntas e respostas é realmente útil!