This question has been flagged
111 Views

O processo seletivo é frequentemente comparado à realização de uma venda. É necessário apresentar suas habilidades de acordo com os requisitos e responsabilidades, destacar resultados e explicar como você os alcançou, compreender a cultura da empresa e mostrar como pode contribuir com a organização, alinhando-se às suas habilidades.

No entanto, vender excessivamente as responsabilidades pode ser desfavorável em um processo seletivo. Por quê? Existem concorrentes que podem realizar as mesmas atividades e ter as mesmas responsabilidades. O que pode destacar você, por exemplo, é a tomada de decisões, especialmente em posições de nível gerencial, e os resultados positivos alcançados. Torna-se necessário aplicar o autoconhecimento, analisando suas habilidades e como foram aplicadas nas empresas em que atuou, sendo um caminho valioso para compreender melhor seus pontos fortes.


Agora, vamos às dicas mais importantes para conquistar uma posição no processo seletivo?

No cenário atual, com muitas demissões em massa, a busca pelo tão sonhado "sim" em um processo de seleção está cada vez mais competitiva. Para ajudar, seguem algumas dicas cruciais para alcançar o tão sonhado sim em um processo seletivo. E isso vai além de compreender a missão, visão e valores da empresa.


Então, vamos lá!

 Entenda o Perfil Desejado:

  • Nem sempre temos descrições de cargos que informem o perfil desejado. Geralmente, os recrutadores podem falar sobre o perfil comportamental e técnico desejado em uma entrevista. Se não houver essas informações, atente-se às palavras-chave no campo "Sobre Nós" do site da empresa, como "agilidade", "inovação", "colaboração", "diversidade", "transparência". Isso indica o que você precisa incorporar dos valores e visão da empresa em sua experiência profissional.

Analise sua Trajetória e Resultados Alcançados:

  • Para alinhar suas experiências ao perfil da vaga, vá além de falar apenas suas experiências, traga resultados! Aplique técnicas como STAR, explicando a situação, suas tarefas, ações implementadas e os resultados alcançados. Mensure os resultados quantitativa ou qualitativamente, sempre dentro do contexto das atribuições do cargo.

Atenção aos Questionamentos e Clareza nas Respostas:

  • Trabalhe bem sua comunicação, tendo clareza, detalhes e objetividade. Nas entrevistas técnicas, busque aprofundar  suas respostas demonstrando conhecimento técnico necessário para ocupar a posição.

Currículo Algoritmizado:

  • Em plataformas com triagem automatizada, utilize o Google Docs para adaptar suas experiências, identificando palavras-chave nas responsabilidades e contextualizando-as em suas experiências profissionais. Isso aumentará suas chances de aprovação no processo seletivo.

Atualize o LinkedIn:

  • Destaque atividades e resultados alcançados em seu perfil do LinkedIn. Na headline, ajuste as nomenclaturas com frequência, de acordo com a pesquisa semanal de vagas. Ao inserir requisitos técnicos importantes na descrição das trajetórias profissionais, os recrutadores considerarão seu perfil ao realizar a busca ativa ("hunting")

Sabemos que mesmo com essas dicas pragrmáticas, o processo seletivo pode ser desafiador, mas ao apresentar seus diferenciais - resultados, abordagem profissional e habilidades técnicas -, você se torna o candidato ideal para uma contratação significativa em uma empresa alinhada aos seus objetivos.


Avatar
Discard

Your Answer

Please try to give a substantial answer. If you wanted to comment on the question or answer, just use the commenting tool. Please remember that you can always revise your answers - no need to answer the same question twice. Also, please don't forget to vote - it really helps to select the best questions and answers!