A tecnologia está avançando e se consolidando cada vez mais em nossas vidas. Nas nossas mãos e porque não dizer no nosso corpo, temos smartphones, e dispositivos vestíveis "wearables" cada vez mais poderosos e multifuncionais. Nossas casas estão cada vez mais “high-tech”. Você ainda pede para alguém apagar a luz da cozinha que foi esquecida ligada, mas geralmente quem responde não é mais o filho(a), parceiro(a) ou amigo(a), mas sim uma assistente como a Alexa ou o Google!
Pois é, a tecnologia está aí, em todo lugar! E no local de trabalho? Por lá também as coisas mudaram. E a tendência é que o desenvolvimento e projeção da tecnologia extermine algumas das profissões que ainda existem, mas já estão começando a sumir…
Enquanto algumas somem, outras emergem com força total!
Quer investir em uma profissão de TI para seu futuro? Não sabe por onde começar?
Separamos aqui para você conhecer 5 das PROFISSÕES DO FUTURO, que estão com mercado em alta e que vale a pena investir! Vem ler!
Lembrando que trabalhar é pra vida toda, galera, então você precisa escolher algo que tenha a ver contigo! Afinal, a gente tem de amar o que faz, para não precisar trabalhar nem um dia na vida, já disse Confúcio, o filósofo. Vamos lá!
1)Desenvolvedor de Software /Engineer/ Programador
Esta é mega popular, e é sinônimo de status no mercado de trabalho, mas quem já conquistou este título sabe a realidade da dureza da profissão, muitos códigos e reuniões ao longo das jornadas de trabalho, ocupam cargos de grande relevância dentro das empresas, ou podem trabalhar como autônomos, prestadores de serviços, tendo seu próprio negócio, dando vida à suas ideias e sonhos. Geralmente são avaliados por tempo de trabalho, pelos termos Júnior, Pleno e Sênior. Ainda algumas empresas adotam esquemas internos para nomear a senioridade, mas geralmente os números mais altos representam maior experiência.
2)Arquiteto de Software
Este profissional precisa ser um expert em desenvolvimento de software, com forte afinidade para design de projetos. Geralmente ele não passa tanto tempo programando, mas é mandatório que ele saiba como fazer. É como um arquiteto de obra de construção, ele não precisa ir preparar o cimento e levantar o muro, assentar o piso, mas tem de saber como se faz, correto? Ah, e aqui também a profissão se parte em níveis, geralmente denominados “team”, “principal”, e o “specialist”. Segundo o TOGAF “um framework de arquitetura corporativa” este é um assunto sério que tem muitos níveis e domínios que devem ser levados em conta para ser bem feito.
3)Marketing Digital
Quer iniciar na tecnologia mas não sabe nada de tecnologia, sequer fazer uma linha de código de programação ??Ah mas você usa as redes sociais, certo?
Tudo bem, talvez você tenha perfil para trabalhar com Marketing Digital… “Talvez”:) Nesta área, o profissional vai usar as mídias sociais, o e-mail e anúncios para divulgar conteúdos que atraiam clientes e impulsionam as vendas, tornar a marca conhecida e interagir com os clientes ou clientes em potencial(leads). Aqui, vale muito a vontade e criatividade do profissional. Mas, uma dica: se você se identificar com esta área, vale adquirir alguns conhecimentos básicos em tecnologia para não ficar perdido nas landing pages, CMS, analytics, tag manager, só pra citar alguns.
4)Devops/SRE Engineer
Muitas empresas operam com um time de infra-estrutura outro de projetos, design, desenvolvimento, redes, qualidade etc onde cada um cuida do seu micro-cosmos. Outras empresas trabalham com times autônomos que possuem a habilidade de cuidar de tudo como se fossem pequenas empresas autônomas. Nestes casos, precisamos muito da ajuda dos nossos amigos de DevOps e SRE, para ajudar na governança, organização, e padronização do provisionamento de recursos (máquinas, rede, serviços, resiliência, segurança, capacidade e tolerância a falhas) que estão sendo migrados paras as famosas nuvens. Estes profissionais realizam/ajudam na automatização de processos por meio de códigos, dando o suporte para as soluções e equipes existentes dentro da empresa. Como são profissionais indispensáveis, a profissão é uma escolha acertada e assertiva.
5) Front End/Back End/Full Stack
Aqui está o ranking das contratações! O programador com estes perfis têm conhecimentos em várias linguagens que utilizam para criar interfaces gráficas e os serviços que estão por trás da mesma. O Front-End cuida da paisagem bonita que o usuário irá interagir. Ah, parece bem fácil, né? Não, não é. Este profissional também tem de conhecer conceitos de usabilidade e interfaces UI, experiência do usuário UX, , dominar tecnologias e linguagens específicas como JavaScript, CSS, HTML e tantos quantos frameworks ofertados no mercado com por exemplo “React”, “Angular” para citar alguns. É o básico que ele precisa conhecer para “deixar o feio arrumadinho”.
O Back End, por exemplo, realiza comunicação com o banco de dados, integração com serviços, construção de algoritmos e o famoso "troubleshooting” quando algo explode ou para de funcionar. Algumas empresas contratam o profissional Full Stack, que faz tanto Front quanto Back End. É claro que uma única pessoa só conseguirá fazer uma coisa de cada vez.
Resumindo
É claro que existem outras tantas profissões que são muito promissoras no mercado, Inteligência Artificial e Dados (Big,BI,Lakes, Analytics) por exemplo, devem crescer em um ritmo muito alto, mas falaremos sobre isso em um próximo artigo.
Se você quer se dedicar em uma destas carreiras que são relevantes e necessárias hoje, vale lembrar que estas profissões exigem dedicação e muita vontade de aprender! Com toda a certeza, se você seguir por qualquer uma delas, vai quebrar muito a cabeça para resolver problemas e ter uma boa remuneração por isso. (Tem gente que paga para ter desafios 🙂).