​​

O que é Eneagrama ?


Engrama/Eneagrama

Traço permanente deixado na psique por tudo que tenha sido experimentado psiquicamente; traço latente de memória.

  Dicionário online Michaelis.


Originando-se do grego, onde “ennea” significa nove e “gramma” significa algo escrito ou desenhado.

E os termos técnicos terminam aqui, prometo! Este conteúdo é informativo e foi produzido em linguagem simples e de fácil compreensão.


O eneagrama é um teste psicológico. É bem simples: Cada ponta da figura retrata um tipo de personalidade, e seu propósito principal é entender os padrões de comportamento, até tendências construtivas ou destrutivas, e oferecer assim alternativas para o desenvolvimento pessoal através do autoconhecimento.

 

Porque o RH faz este teste?


A análise das pessoas e a sua forma de pensar e agir é útil para o departamento de RH de uma empresa. O eneagrama pode ser usado para desenvolver habilidades e identificar pontos de melhoria no comportamento dos colaboradores. Como assim? Bem, digamos que você saiu de casa hoje sem olhar-se no espelho. Você pegou o transporte público, passou na padaria para tomar seu café da manhã, atendeu vários clientes e conversou com alguns colegas de trabalho. E somente no final do dia você se deu conta de que estava com uma mancha de creme dental enorme em sua camisa!  

Situação familiar?

Então, se você tivesse se olhado no espelho logo cedo, teria identificado o problema, e teria a oportunidade de corrigi-lo.

Testes psicológicos oferecem a você a mesma oportunidade: você olha em seu espelho interior, identifica onde pode melhorar, e ganha a chance de ser e fazer melhor!

É uma ferramenta especialmente útil para os gestores e líderes, já que fornece a possibilidade de compreender melhor as motivações dos colaboradores, identificar pontos fortes e fracos de personalidade, possíveis habilidades de liderança, trabalho em equipe, comunicação e relacionamento interpessoal. Lembra da promoção com a qual você sonha? O resultado deste teste pode ser favorável a essa decisão.

Agora que você já viu para que serve o Eneagrama, vamos ver como ele funciona. 

O eneagrama mapeia as personalidades em 9 tipos diferentes:


1. Perfeccionista e exigente 


São personalidades com senso prático, podem ser intransigentes e rígidas, geralmente são muito apegadas ao certo e errado e  acreditam que apenas o esforço as faz merecedoras. 

Virtudes profissionais mais destacadas: organização, realização, habilidades em cálculos. Suas fraquezas incluem teimosia e irritabilidade. 


2. Amigável e orgulhoso 


São personalidades prestativas, podem ser manipuladoras e emotivas, geralmente são muito boas em lidar com público e se saem bem em vendas. 

Virtudes profissionais mais destacadas: simpatia, empatia, cativantes. Suas fraquezas incluem orgulho e esgotamento emocional. 


3. Egoísta e mentiroso 


São personalidades competitivas, que podem ser destinadas à conquista, e ainda, vaidosas. Geralmente se destacam no meio jurídico. 

Virtudes profissionais mais destacadas: motivação, foco no resultado, persuasivas.. Suas fraquezas incluem inquietude e excesso de vaidade. 


4. Insatisfeito e emotivo 


São personalidades sensíveis,  podem ser melancólicas e emotivas, geralmente são muito boas em profissões onde se pode exercer a criatividade, como design e jornalismo.

Virtudes profissionais mais destacadas: capacidade de criar algo novo, sensibilidade, introspecção. Suas fraquezas incluem ironia frequente e inveja. 


5. Observador e estrategista 


São personalidades planejadoras, podem ser estrategistas e analíticas, geralmente são bem sucedidas na gestão de projetos e processos de trabalho. São ainda, excelentes profissionais em administração, TI e engenharias.

Virtudes profissionais mais destacadas: prudência, praticidade, exatidão. Suas fraquezas incluem avareza e frieza. 


6. Cuidadoso 


São personalidades leais, podem ser desconfiadas e medrosas em excesso, geralmente são muito boas em áreas humanas como RH e psicologia.

Virtudes profissionais mais destacadas: simpatia, empatia, cativantes. Suas fraquezas incluem insegurança e ceticidade. 


7. Feliz e otimista 


São personalidades sonhadoras, podem ser excessivamente positivas e idealizadoras em excesso, geralmente se sobressaem nas áreas de Marketing e Vendas.

Virtudes profissionais mais destacadas: otimismo, planejamento, criatividade. Suas fraquezas incluem indisciplina e compulsividade alimentar. 



8. Desafiador e autoritário 


São personalidades dotadas de talento para liderança, podem ser um tanto intimidadoras e ambiciosas, geralmente se destacam nas diversas posições de gestão.

Virtudes profissionais mais destacadas: objetividade, resiliência, realizadoras. Suas fraquezas incluem frieza e agressividade. 


9. Mediador

 

São personalidades pacificadoras, podem ser tranquilas e adaptáveis, geralmente são destaque em profissões como Enfermagem, Pedagogia e Direito.

Virtudes profissionais mais destacadas: flexibilidade, autocontrole, inteligência emocional. Suas fraquezas incluem apatia e insegurança. 


O que o RH faz com o resultado do meu eneagrama? 


Agora que o RH possui essas informações valiosas sobre seu perfil comportamental, é possível observar onde você terá maior produtividade. A alocação inteligente dos recursos humanos de cada empresa (ou RH estratégico)  promove um ambiente de trabalho mais saudável e funcional.

Embora cada vaga divulgada tenha um perfil ideal, o teste psicológico determina qual candidato está mais apto a ocupar a vaga, em vez de solicitar muitas entrevistas ao mesmo candidato.



​​
Como Fazer Networking: Construindo Relacionamentos Profissionais de Sucesso