Uma tendência em ascensão nos últimos anos, o modelo de trabalho sob o termo “Gig Economy” abrange várias formas de trabalhar fora do tradicional vínculo, ou seja, sem estar registrado em carteira de trabalho, através de plataformas de aplicativos (abaixo estará listado alguns exemplos mais comuns), ou não, em inúmeras funções. O termo significa literalmente um “arranjo alternativo de emprego", onde a pessoa recebe por serviço prestado.
Trabalhar sem ter vínculo empregatício é a saída que muitos, no mundo todo, estão encontrando para obter a renda principal, em locais e períodos em que o desemprego instalou-se. No Brasil, onde a pandemia do Covid 19 obrigou milhares de brasileiros a usar a criatividade e pensar “fora da caixinha”, um número exorbitante de pessoas desempregadas iniciaram atividades do tipo Gig Economy e descobriram alguns benefícios da autonomia que acompanham este modelo de trabalho.
Curiosidade: Uma pesquisa realizada em 2019 pela Payoneer revelou que o trabalho modelo Gig Economy tem 3 países que lideram o crescimento: EUA (78%), Reino Unido (59%) e Brasil (48%).
Reparem que estamos usando o termo trabalho, e não “sub emprego”. Por que? Porque os serviços prestados por estes profissionais são extremamente indispensáveis em nossas vidas, e todos nós precisamos aprender a valorizar isto, desde as empresas e plataformas que os utilizam, quanto nós, enquanto consumidores finais.
Você já precisou solicitar um Uber ou 99? Já fez alguma reserva no Airbnb? Pediu comida através do IFood? Já precisou de babá ou creche para seu pet e encontrou através do Dog Hero? Então você já conhece e já utilizou um destes profissionais.
E quais são os benefícios ou vantagens dessa modalidade?
Ao contrário do que muitos pensam, alguns optam por trabalhar neste modelo, sem vínculo empregatício, devido à liberdade que a modalidade dá para o profissional escolher o horário e dias em que irá trabalhar. E alguns ainda podem usar conhecimentos e habilidades para trabalhar no modelo Home Office, com seus próprios equipamentos e alguma visão empreendedora.
Como? Acontece que existem plataformas que direcionam o cliente que busca um serviço até um profissional que oferece seus serviços. Já ouviu falar da plataforma Get Ninjas? Então, através dela você pode contratar um editor de vídeos para montar um videoclipe com as fotos de sua viagem ou evento! Você sabe montar vídeos? Então você pode procurar clientes pela mesma plataforma e oferecer seus serviços!
A plataforma Dog Hero já inova de outra forma: você, que ama pets e tem espaço, pode se oferecer para cuidar do pet de alguém que vai viajar e precisa de um cuidador para o mascote. Une-se a praticidade de cuidar dentro da sua casa, e aproveitar os feriados prolongados para ganhar um dinheiro extra com essa hospedagem!
E há outras plataformas, internacionais, que conectam o prestador ao cliente. Dois exemplos de ótimas plataformas são Workana e Upwork. Profissionais de TI podem se cadastrar e conquistar uma fonte de renda (extra ou principal). O Gig Economy pode, por assim dizer, redirecionar o profissional que precisa trabalhar, fazendo com que encontre novos caminhos e rotas para sua vida e carreira.
São só “flores”? Como tudo nesta vida, não!
A pessoa que exerce atividade freelancer, ou autônoma, não está coberta por nenhum seguro, tendo a opção de se cadastrar junto ao INSS e contribuir mensalmente para ter uma cobertura em caso de auxílio-saúde, licença maternidade, acidentes e uma renda mensal por ocasião da (tão sonhada)aposentadoria. Ah, por falar nisso, e diga-se de passagem, muitos aposentados complementam a renda dentro desta modalidade de trabalho Gig Economy. Isso porque a principal característica da Geração X (nascidos entre 1965 e 1980) é justamente a busca do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. E a geração anterior, denominada Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) já viveram muita instabilidade econômica nas últimas décadas, o que os deixou com um legado para seus filhos: “Você precisa de um trabalho para sobreviver, e não necessariamente de um emprego”.
Ainda há algumas desvantagens a mencionar: você não terá os benefícios regulares que os contratados pela CLT desfrutam, como férias remuneradas e 13º. E tem também o isolamento que o Gig Economy normalmente exige, já que em geral o profissional atua sozinho. Há, ainda, a instabilidade que as épocas e períodos do ano vão trazer ao seu orçamento, já que feriados e estações ou temporadas podem aumentar e diminuir a renda do profissional.
Por exemplo: Uma confeiteira que se dedica à produção de ovos de chocolate poderá ter ganhos excelentes na época da páscoa, mas deverá se programar para os demais meses e encontrar nichos de produtos que mantenham suas vendas durante o ano todo. Mas, vejam por outro lado, ela ainda pode contratar um prestador de serviço conhecedor de Marketing Digital para elaborar as propagandas dos quitutes que ela prepara, divulgando nas redes sociais e alavancando suas vendas!
Tem um carro / moto ou bicicleta e quer fazer entregas?
O Mercado Livre (ML) usa entregadores que se cadastram neste link aqui, para realizar as entregas de produtos e mercadorias (fica a dica pra melhorar o serviço, a maioria dos entregadores da ML quase derrubam o portão da sua casa quando chegam, e fazem tanto barulho, que todos os vizinhos em um raio de 1km, sabem que há entrega para você)
Nesta mesma linha de entregas, dá pra listar diversos outros serviços como os mais famosos do Ifood neste link aqui, a Rappi neste outro link, a sino brasileira 99 aqui neste link e a Corner Shop da Uber por aqui, são todos serviços relacionadas a entrega de comida ou bebidas e supermercado. O termo shooper indica que você precisa realizar a compra para o cliente dentro de um supermercado, além de entregar no endereço selecionado...
Os menos conhecidos mas que são muito bons em gerar demandas e que envolvem entrega de diversos tipos de coisas diferentes estão descritos abaixo:
- Bee - Aplicativo de entregas, procura por entregadores que tenha bike, moto, carro, van ou picape.
- Loggi - Já popular e bem conhecida, tem espaço para profissionais que tenham MEI aberto e tenham mais de 21 anos. Não opera com Bike.
- Eu Entrego - Lista entre seus clientes, empresas como Havan, Cobasi, Droga Raia. Cobra uma pequena taxa mensal para operar na plataforma.
- Lalamove - Disponível para pessoas que possuem carros, motos, vans e utilitários.
- Borzo - Descreve que entrega quase qualquer coisa, também abre as portas para quem possui carro, moto ou van.
A lista é grande e basta colocar no google o termo 'Entregador por aplicativo' que se abre uma lista extensa de empresas tem oportunidades incremento de renda.
Quando o assunto são pessoas, aí temos os mais conhecidos Uber e a 99 bem conhecidos de tantos brasileiros que tiram seu sustento destas plataformas.
Tenho algumas habilidades e gostaria de arranjar alguns freelance.
Algumas plataformas prometem aproximar pessoas que sabem fazer alguma coisa, com pessoas que precisam que algo seja feito. Os serviços vão do famoso bico a atividades muito especializadas, tendo inclusive a própria Amazon uma plataforma para vender seus bicos.
- Clooser - ''Estou precisando de um ajudande no meu restaurante que esteja aqui perto especificamente pra hoje''. Aqui você pode se cadastrar para oportunidades avulsas que surgirem em sua região.
- Get Ninjas - No momento em que estavamos escrevendo este artigo, os serviços mais procurados eram 'Montagem de móveis', 'Pedreiro', 'Eletrecista', 'Diarista', 'Pintor'. Mas a plataforma se extende a diversos outros serviços como por exemplo Designers, Arquitetos, Engenheiros etc.
- 99 Hunters - Plataforma dedicada para caçadores de talentos trabalharem sob demanda em oportunidades de diversas empresas pelo mundo.
- Workana - Profissionais se colocam a disposição para o mercado e definem quanto vale o seu trabalho, você encontra facilmente programadores, tradutores, designers, editores, advogados entre outras.
- Dog Hero - Gosta de animais e quer ganhar dinheiro com isso ? Essa é sua oportunidade em hospedagem, creche, pet sitter ou apenas para um passeio.
Tenho um imóvel ou amo surfar!
Não é de hoje que as pessoas ganham dinheiro com locação de imóveis e espaços que possuem. Lembro quando meu pai abria o jornal para procurar uma casa na praia, pra alugar para um veraneio em Ubatuba... A chegada do AirBnb trouxe uma enorme facilidade para quem tem um imóvel e deseja disponibilizar para pessoas do mundo todo, e não apenas no jornal local, aumentando assim os ganhos que um aluguel de longo prazo traria para o proprietário. O AirBnb precisou se reinventar durante a pandemia e agregou um serviço interessante para que as pessoas possam vender experiências para outros. Isso mesmo, neste link você pode se cadastrar para ensinar a surfar, guiar um roteiro gastronômico, aulas de fotografia, fazer um city tour histórico ensinar a cozinhar entre outras coisas.
Ganhe dinheiro fazendo compras e avaliando
Muitas empresas contratam os famosos clientes ocultos ou 'Mystery Shoppers' para que realizem uma compra real de um produto ou serviço e avaliem de maneira honesta o atendimento, qualidade, sabor, embalagem etc. Existem diversas empresas que contratam pessoas para atuarem como esse cliente oculto. Algumas oportunidades estão listadas abaixo:
- Customer In Love - Oferece diversas modalidades de análise e pesquisa de mercado e permite que você se cadastre aqui para atuar como cliente oculto.
- Ipsos - A Ipsos coloca como pré requisitos, que você tenha mais de 18 anos, cumpra prazos e tenha um smartphone o cadastro pode ser feito aqui.
- Mr Shopper- Você pode se cadastrar aqui.
- Shooper Experiente - Se orgulha de oferecer mais de 120.000 shoppers em todo o Brasil. O cadastro pode ser feito aqui.
Conheça a MoviPlu
A MoviPlu nasceu exatamente para ajudar pessoas como você que estão interessadas em ter oportunidades para gerar uma renda, mas sem deixar de lado a preparação para um carreira e oportunidades que a vida tem pra oferecer. Os links abaixo apresentam algumas oportunidades que você deveria levar em conta.
Transporte - https://www.moviplu.com/pt_BR/forum/transporte-de-cargas-6
Pesquisas - https://www.moviplu.com/pt_BR/forum/respondendo-pesquisas-17
Dropshipping - https://www.moviplu.com/pt_BR/forum/marketplace-e-dropshipping-18
Cliente Oculto - https://www.moviplu.com/pt_BR/forum/cliente-oculto-2
Catálogos - https://www.moviplu.com/pt_BR/forum/vendas-por-catalogo-4
Afiliados - https://www.moviplu.com/pt_BR/forum/indicacao-e-afiliados-5
Pets - https://www.moviplu.com/pt_BR/forum/cuidados-animais-7
Alimentação - https://www.moviplu.com/pt_BR/forum/culinaria-22
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cliente_oculto
https://ead.cesmac.edu.br/blog/gig-economy
https://www.playstudio.io/blog/gig-economy-brasil
https://blog.payoneer.com/e-sellers/industry-tips-sellers/the-2022-global-freelancer-income-report/