​​

Bons motivos para concluir o ensino fundamental!

Por falta de oportunidades ou por imposição da vida, saiba que não é tarde para concluir essa etapa importante de sua jornada.

Você precisou interromper seus estudos antes de concluir? Nunca teve uma oportunidade de estudar, mas sempre fez questão de que os filhos estudassem?  Antes de continuar, saiba que é normal você se perguntar se vale a pena voltar e terminar os estudos. Muitos brasileiros estão exatamente na mesma situação que você. Segundo uma pesquisa feita neste ano de 2023, através do IBGE, cerca de 28% dos brasileiros não concluíram o ensino fundamental.

Esse artigo foi feito para incentivar você! Você merece continuar a estudar, e vou explicar por que. 

Aqui estão 5 motivos para você terminar seu ensino fundamental:

  1. Você terá a base para estudar e aprofundar seus estudos em algo que você goste, talvez uma profissão que você sempre sonhou em exercer! E a compreensão sólida de conceitos chave em matemática, língua portuguesa, ciências e outras disciplinas serão essenciais para o sucesso acadêmico ao longo da vida.

  2. Você terá a chance debuscar outros empregos, e também melhores condições de vida. E, se você já gosta do trabalho que faz, poderá fazê-lo ainda melhor conforme conquista sua formação escolar. E, é claro, remuneração melhor.

  3. Saber ler e escrever bem lhe dará a chance deser melhor no que você faz. Por exemplo, a dona de casa que lê bem pode escolher alimentos mais saudáveis para sua família, observando rótulos das embalagens de alimentos no supermercado.

  4. Você se tornará uma pessoa ainda mais preparada para ajudar outros (principalmente os filhos) a enfrentar o mercado de trabalho, agora que você adquiriu mais informação e com toda a experiência que já tem, poderá ajudar, para que eles tenham mais sucesso.

  5. Os conhecimentos básicos a que você terá acesso são práticos e aplicáveis ​​em na vida diária, como habilidades de leitura, escrita, matemática e compreensão básica de ciências. Isso tudo vai ajudá-lo a entender sobre o que lê, pesquisar sobre assuntos de saúde que lhe interessam, notícias em geral, cuidar de seu próprio dinheiro, e muito mais.

E como posso terminar meu ensino básico? 


Atualmente, no Brasil, o Ensino Fundamental tradicional dura 9 anos. As crianças ingressam por volta dos 6 anos de idade e concluem por volta dos 14 anos de idade.

Mas calma! Você, que já tem mais de 18 anos, não levará todo este tempo!


Como e onde posso terminar o ensino fundamental agora que já sou maior de idade? 


Uma das maneiras mais conhecidas e procuradas é fazer um supletivo, popularmente conhecido como "EJA - Educação do Jovem e Adulto". A Educação de Jovens e Adultos oferece a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental em um ritmo mais acelerado.


Mas não precisa ir todos os dias na escola, nada disso.

Existe uma forma mais fácil e rápida para conseguir os diplomas do ensino fundamental e do ensino médio. Isso pode ser feito pelo ENCCEJA. Essa prova é completamente gratuita, você não precisa pagar nada. É voltada para pessoas que desejam obter o diploma do Ensino Fundamental ou Médio sem frequentar a escola regularmente. Ao passar no ENCCEJA, o aluno obtém o certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Serão feitas quatro provas, onde as questões serão de matérias gerais, como matemática, língua portuguesa, inglês, geografia, história, ciências e outros. 

Você poderá baixar os materiais de estudo pelo link abaixo e estudar de sua casa. 

https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja/materiais-de-estudo



Se você está com dificuldade de aprender algumas matérias, você pode procurar ajuda de um professor ou tentar estudar na internet. O importante é levar responsabilidade e dedicação aos seus estudos e não desistir!

Para mais informações, assista o vídeo abaixo: 


Embora seja possível concluir o Ensino Fundamental de forma mais rápida em circunstâncias específicas, é fundamental respeitar o processo educacional e garantir que o aluno adquira um conhecimento sólido e completo. Qualquer tentativa de aceleração deve ser feita em conformidade com as normas e regulamentações educacionais do Brasil. A educação é um direito fundamental, e o foco deve ser fornecer uma educação de qualidade que prepare os alunos para um futuro de sucesso. Portanto, qualquer decisão nesse sentido deve ser tomada com cuidado e responsabilidade.

Faça isso por você! Dedique-se com carinho, e muito em breve estará com seu certificado em mãos!
​​
5 motivos do porquê você deveria concluir o ensino médio.