​​

16 dicas de ouro para ter mais sucesso nas entrevistas!

Estas dicas vão te ajudar a ter mais sucesso em seus processos seletivos.

Sempre bate aquele frio na barriga quando você é chamado para uma entrevista, não é verdade? A ansiedade pega mais pesado ainda quando faz algum tempo que se está desempregado!


Entenda... esta ansiedade diz muito para o entrevistador sobre quem você é, o quanto está querendo esta chance,seu interesse, e principalmente o seu nível de desespero.


 Então vamos já trabalhar para que você não passe sinais errados para a pessoa que está do outro lado?  Vamos começar pela lição de casa:



  • Pesquise sobre a Empresa: Está é uma etapa crucial. Além dos dados básicos sobre o que faz e pra quem, é importante entender a história da mesma, quais são seus valores, a missão e visão. Isto servirá para você entender se é o tipo de empresa que deseja colocar energia com muita garra! Também permitirá ao entrevistador, notar que você está interessado e alinhado com a cultura da empresa.
  • Revise a Descrição do Cargo: Analise a descrição do cargo para identificar as principais responsabilidades e requisitos que você deverá desenvolver se for aprovado(a). Prepare exemplos de suas experiências anteriores que correspondam a esses requisitos e reforcem sua vivência. Isso ajudará a demonstrar o seu encaixe na posição.
  • Construa sua lista de exemplos : Prepare exemplos concretos de situações passadas em que você demonstrou habilidades relevantes para o cargo. Use a estrutura STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultado) para descrever suas realizações de maneira bem clara.
  • Conheça bem o seu currículo: Você pode até ter pago para alguém fazer para você, mas é sua obrigação entender e saber explicar muito bem cada uma das suas experiências e vivências. O currículo possui um resumo, então esteja pronto para expandir e explicar com detalhes de cada um daqueles momentos, destacando suas realizações e como elas se relacionam com o cargo que você está buscando.
  • Prepare-se para perguntar: Essa é uma dica importante, você não está ali apenas para ser inquirido. Nas entrevistas das fases iniciais de um processo seletivo, suas perguntas serão um pouco mais rasas, e estarão mais relacionadas com a oportunidade e a empresa. Mas quando a entrevista é com as(os) líderes, você deve fazer perguntas inteligentes, em assuntos relacionados com a equipe, cultura, oportunidades de crescimento e como se mede os resultados/sucesso neste contexto.
  • Planeje sua Vestimenta e Aparência: Vista-se de maneira apropriada para a cultura da empresa. Seja formal ou casual, vista-se profissionalmente e de forma limpa. Sua aparência inicial cria a primeira impressão, por isso é importante cuidar dela.


Bom, você fez a sua lição de casa... parabéns! Mas agora chegou o momento mais aguardado da semana, a entrevista, neste dia, é importante algum nível de preparação e condicionamento mental, como pode ser observado nos pontos abaixo.


  • Se planeje para chegar no horário: Não importa se é uma entrevista virtual ou presencial, você deve verificar se tem todo o necessário para estar lá na hora marcada, isto inclui o endereço, nome de contato, telefone de contato para qualquer eventualidade (carro quebrou, internet caiu, custa nada mandar uma mensagem). Para os eventos virtuais, vale ligar o computador com alguma antecedência e tentar conectar no link de reunião, porque as vezes você vai precisar instalar algum plugin, o seu sistema operacional pode pedir pra fazer atualização, a internet estar com problemas e isso consome tempo.
  • Não esqueça do item "Vestimenta" da lição de casa, você descobriu que a empresa não tem dress code, mas entrou na reunião virtual sem camiseta por causa do calor, ou saiu da academia e foi direto pra entrevista presencial sem o adequado banho. Vista-se de maneira apropriada para a cultura da empresa e deixe sua marca pelas suas habilidades e não pelo seu desleixo ou cheiro.
  • Expresse-se de Forma Clara e Concisa: Responda às perguntas de forma clara e direta. Evite respostas excessivamente longas ou tangenciais. O que mais cansa em uma entrevista é quando o candidato é prolixo e mediante uma pergunta simples que permitiria uma resposta elaborada de 3 a 4 minutos quando muito,conta uma história de 30 minutos. Saber dimensionar a resposta para o momento e público, demonstra habilidades de comunicação eficazes.
  • Comunique suas Habilidades e Experiências: Conecte suas habilidades e experiências com as necessidades da empresa. Mostre como suas realizações passadas podem contribuir para o sucesso futuro da empresa.
  • Demonstre Entusiasmo: Mostre entusiasmo pela oportunidade e pelo trabalho. Este é o momento de colocar seu lado de ator para funcionar. A sua vida está horrível, você está passando um momento difícil no casamento, as dívidas estão arrebentando, mas você precisa colocar essa energia do entusiasmo para fora.  Um pessoa entusiasmada é mais atraente para os entrevistadores e qualquer outro ser humano que você encontre pela rua. 
  • Use Linguagem Corporal Positiva: Mantenha contato visual com o entrevistador, em uma entrevista virtual centralize seu rosto na tela, sorria e evite cruzar os braços. Uma postura aberta e positiva reflete confiança.
  • Escute Atentamente: Ouça com atenção as perguntas do entrevistador antes de responder. Isso mostra respeito e permite que você dê respostas mais relevantes e precisas.
  • Fale sobre Conquistas Passadas: Destaque conquistas tangíveis e relevantes. Forneça detalhes sobre o que você fez, como fez e quais foram os resultados positivos. Isto enriquece muito o seu repertório e ajuda ao entrevistador a entender os tipos de desafios que você já enfrentou com sucesso!


A entrevista acabou, e agora? É hora de você tirar suas lições aprendidas.


  • Agradeça pela Oportunidade: Envie um e-mail de agradecimento ao entrevistador para reiterar seu interesse na posição e agradecer pelo tempo dedicado à entrevista.
  • Reflita sobre a Entrevista: Pense sobre como você se saiu na entrevista. Considere o que foi bem e o que poderia ser melhorado. Isso o ajudará a se preparar melhor para entrevistas futuras.
  • Prepare-se para Próximas Etapas: Esteja pronto para outras rodadas de entrevistas, testes práticos ou outras solicitações da empresa. Mantenha-se disponível e seja proativo.


O vídeo abaixo trás um resumo sobre os pontos mencionados acima.


Podemos dizer que cada entrevistador possui um perfil tão próprio e específico quanto a digital do dedo da mão. Há diferentes escolas de entrevista, jeitos, manias e loucuras que cada um carrega dentro de si, e isso nos torna únicos. 

As dicas acima te ajudarão a passar a impressão certa para o momento, mas não deixe de lado a sua personalidade, ou seu toque pessoal e as características marcantes que te fazem ser você, elas podem bater com o que a empresa está procurando e te levar ao tão desejado contrato de trabalho. Sucesso!

​​
Quanto você gasta para trabalhar fora?
Já fez as contas de quanto você deixa de receber mensalmente?