Esta pergunta foi sinalizada
129 Visualizações


O que é gamificação?

A gamificação consiste na aplicação de mecanismos e dinâmicas dos jogos em outros âmbitos para motivar e ensinar os usuários de forma lúdica. Nos últimos anos, tanto o mundo educativo quanto o empresarial tem utilizado cada vez mais esta ferramenta para treinamento de alunos e funcionários.

Utilizar a gamificação como forma de aprendizagem tem muitas vantagens, porém, entre os principais objetivos se destacam: tornar mais divertido o processo de aprendizagem, aumentar a motivação do aluno, promover a proatividade no estudo, incentivar o aluno por meio de recompensas, e otimizar a eficiência do processo de aprendizagem.


Minha experiência com gamificação

Em muitos momentos da minha vida, a gamificação foi de extrema importância para o meu aprendizado, e grande parte desses momentos foram durante os meus anos escolares.

No ensino fundamental 1, e até antes disso, a gamificação é muito utilizada para motivar e ganhar a atenção de todos os alunos de forma simples. Lembro de quando a professora dizia que iríamos participar de um jogo, e logo depois a sala se enchia de alegria, e ficava ainda mais divertido quando havia recompensas no final de cada jogo.

A maioria dos jogos se baseava em formar grupos e trabalhar juntos para completar as missões que nos eram dadas. Isso estimulava o trabalho em equipe e ajudava a conhecer e confiar mais em nossos colegas de sala.

Entre os muitos jogos que eram feitos, os mais conhecidos são a caça ao tesouro, verdade ou desafio (com perguntas e desafios relacionados ao tema estudado, como, por exemplo: a história do Brasil, a geografia do mundo, etc.), perguntas e respostas, e mímica, além de muitas outras.

A gamificação é mais utilizada em crianças de até 10 anos, porém ainda existem professores que utilizam esse método em adolescentes, e pode não parecer, mas os adolescentes amam quando tem algo diferente para fazer além de escrever sem parar. Esses jogos são um ótimo estímulo de aprendizagem para todos nós.

Em conclusão, a gamificação é uma forma muito bem apreciada por crianças e adolescentes, e digo isso por experiência própria. E além de ser uma forma mais prática e fácil de se ensinar, também é uma forma descontraída e divertida que deixa não somente os alunos como os professores felizes também.

Leia também:

Clique aqui

Avatar
Cancelar

Sua resposta

Tente oferecer uma resposta substancial. Se quiser comentar sobre a pergunta ou resposta, basta utilizar a ferramenta de comentários. Lembre-se de que você sempre pode revisar suas respostas - Não há necessidade de responder à mesma pergunta duas vezes. Não esqueça de votar - Selecionar as melhores perguntas e respostas é realmente útil!