This question has been flagged
65 Views

Autor: Ha-Joon Chang


Comprar


Este livro publicado em 2002, apresenta uma crítica perspicaz às abordagens convencionais sobre o desenvolvimento econômico, desafiando as políticas recomendadas pelas nações já desenvolvidas para aquelas que estão em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.

A principal ideia do livro gira em torno da metáfora da "escada", que representa o caminho que os países desenvolvidos seguiram durante seu desenvolvimento inicial para alcançar sua posição atual de liderança, e agora desenvolvidos, a bem dizer chutam a escada para que outros países não cheguem lá, impondo políticas duras e que não foram seguidas por eles mesmos.



A principal ideia do livro gira em torno da metáfora da "escada", que representa o caminho que os países desenvolvidos seguiram para alcançar sua posição atual. Chang argumenta que esses países, agora desenvolvidos, muitas vezes adotaram estratégias protecionistas e intervenções estatais em seus estágios iniciais de desenvolvimento, mas depois, uma vez no topo da escada, passaram a recomendar políticas de livre mercado para os países em desenvolvimento.

Os pontos altos do livro incluem:

  1. Crítica à Hipocrisia Desenvolvimentista: Chang destaca a hipocrisia das nações desenvolvidas que, apesar de terem usado estratégias protecionistas em seu próprio desenvolvimento, advogam por políticas de livre mercado para outros países.
  2. Papel do Estado no Desenvolvimento: O autor defende a importância do papel do Estado na promoção do desenvolvimento econômico, contrariando a ideia de que a intervenção estatal é prejudicial ao crescimento econômico.
  3. Abordagem Histórica: Chang fornece uma análise histórica abrangente, examinando o desenvolvimento econômico de várias nações ao longo do tempo, destacando casos específicos que contradizem as teorias convencionais.
  4. Chamado à Diversidade nas Estratégias de Desenvolvimento: O autor argumenta a favor da necessidade de diversificar as estratégias de desenvolvimento, levando em consideração as condições e contextos específicos de cada país.
  5. Contribuição para o Debate Global sobre Desenvolvimento: "Chutando a Escada" provocou debates significativos sobre as políticas de desenvolvimento global, influenciando discussões acadêmicas e políticas.

Chang adiciona dados relevantes e contexto histórico de países considerados desenvolvidos como por exemplo (EUA, Reino Unido, Suíça, Espanha, Suécia, Holanda, Japão, Alemanha, França, Bélgica, Dinamarca etc) desde meados de 1820 até os anos 1990.

Entre os temas discutidos pelo autor estão o conceito de livre mercado, desenvolvimento industrial, lei de falências, lei de sociedades por cotas com responsabilidade limitada, auxílio saúde, seguro desemprego, pensão, trabalho infantil, banco central e seu papel, o sistema bancário, direito de propriedade privada, imposto de renda, voto universal, judiciário independente,  propriedade intelectual e patentes, lei da livre concorrência.

Por meio de diversas tabelas o autor deixa claro que muitos dos controles impostos e recomendados acima, não foram implementados nos tempos de grande crescimento dos países desenvolvidos e muitas vezes levavam bem mais de 5 décadas para terem suas versões iniciais e outras décadas mais para terem uma versão boa e funcional.

Um exemplo gritante é que a maioria dos países desenvolvidos teve uma lei de propriedade intelectual fraca e deficiente por muitos anos, permitindo que as pessoas fizessem a patente de produtos estrangeiros sem qualquer complicação, em prol do desenvolvimento da indústria local.  

Esta é uma leitura importante que ajuda a entender porque alguns países como a China, não seguem estas recomendações dadas pela OMC, Banco Mundial, FMI em favor do desenvolvimento econômico do pais. 



Avatar
Discard

Your Answer

Please try to give a substantial answer. If you wanted to comment on the question or answer, just use the commenting tool. Please remember that you can always revise your answers - no need to answer the same question twice. Also, please don't forget to vote - it really helps to select the best questions and answers!