​​

Janela de Johari ???

Olhar por ela pode te ajudar a construir uma carreira sólida.

Por mais estranho que possa parecer, e contrariando o que nossas mães diziam... "que é feio espiar pela janela dos outros", aqui está uma recomendação para você! Olhar atentamente por esta "janela", vai te ajudar a construir uma carreira e porquê não dizer uma vida sólida!

Não estranhe, pode parecer bobagem, mas este conceito é muito poderoso se usado de maneira apropriada. Vamos entender um pouco melhor.

A Matriz de Johari foi criada por Joseph Luft e Harry Ingham, dois psicólogos americanos, em 1955. Eles desenvolveram esse modelo como uma ferramenta para melhorar a comunicação interpessoal e a compreensão mútua em grupos e equipes. O nome "Johari" é uma combinação dos primeiros nomes dos criadores: "Jo" de Joseph Luft e "Hari" de Harry Ingham. Desde então, a Matriz de Johari tem sido amplamente utilizada em psicologia, treinamento em grupo, desenvolvimento pessoal e no ambiente de trabalho para ajudar as pessoas a explorar e entender seus próprios comportamentos e aprimorar a comunicação e as relações interpessoais.

Mas pera.... É Janela ou Matriz?

A Matriz de Johari e a Janela de Johari são essencialmente a mesma coisa e se referem ao mesmo conceito. Nesta matriz, se divide informações sobre a pessoa em quatro quadrantes diferentes, que são os chamados 4 Eu`s:

  1. Quadrante Aberto - Eu Conhecido: Essa área contém informações sobre você que são conhecidas por você mesmo e pelos outros. Isso inclui conhecimento mútuo, experiências compartilhadas, habilidades e comportamentos que todos no grupo reconhecem. A comunicação é eficaz nesse espaço, e a colaboração é facilitada.

  2. Quadrante Oculto - Eu Escondido: Aqui, estão informações sobre você que são conhecidas apenas por você, mas que você não compartilha com os outros. Pode incluir pensamentos, sentimentos, preocupações ou habilidades que você optou por manter em segredo. A ideia é que, ao compartilhar mais nesse quadrante, você pode melhorar a compreensão mútua e a comunicação.

  3. Quadrante Cego - Eu Cego: Este quadrante contém informações sobre você que são conhecidas pelos outros, mas que você não tem consciência. Essas são características ou comportamentos que os outros percebem, mas que você não reconhece em si mesmo. O feedback é uma ferramenta importante para expandir a consciência nesse espaço.

  4. Quadrante Desconhecido - Eu Desconhecido: Esta é a área das informações que nem você nem os outros conhecem. Pode conter potenciais habilidades, pensamentos ou aspectos da personalidade que nunca foram explorados. Às vezes, a exploração desse quadrante pode levar ao crescimento pessoal e ao desenvolvimento.

.

 Fonte : Blog Academia Perspectiva


Autoconhecimento é essencial para assumir o controle da vida! 

Você pode trabalhar cada um dos quadrantes da Matriz de Johari de maneira intencional e gradual para promover o desenvolvimento pessoal e melhorar a comunicação interpessoal. Aqui estão algumas estratégias para abordar cada quadrante:

Quadrante Aberto (Eu Conhecido):

  • Compartilhe informações: Continue comunicando abertamente sobre quem você é, suas experiências, habilidades e sentimentos. Isso ajuda a manter esse espaço transparente e a promover a compreensão mútua, além de ajudar a construir confiança.

  • Pratique a escuta ativa: Esteja aberto para ouvir os outros, pois a comunicação eficaz envolve a compreensão dos outros, bem como o compartilhamento de informações sobre si mesmo.

Quadrante Oculto (Eu escondido):


  • Autoconhecimento: Comece por refletir sobre o que você mantém oculto e por que. Pergunte a si mesmo se há informações que poderiam ser compartilhadas de maneira apropriada e útil.

  • Escolha com quem compartilhar: Selecione pessoas de confiança com quem você se sinta à vontade para compartilhar informações do Quadrante Oculto. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade em revelar aspectos pessoais.



Quadrante Cego (Eu cego):

  • Solicite feedback: Peça feedback honesto de colegas, superiores, subordinados, amigos e familiares para identificar aspectos de sua personalidade ou comportamento que você possa não estar ciente. Esteja aberto a ouvir e aprender com o feedback. Evite escolher apenas aquelas pessoas que sempre tentam afagar seu ego!

  • Avalie e reflita: Quando receber feedback, avalie como pode aplicá-lo para melhorar a si mesmo. Pode ser necessário ajustar seu comportamento com base no que você aprende. Um feedback ruim, ou diferente do que esperávamos nem sempre cai bem em nossos ouvidos, mas vale deixar um alerta ligado e procurar por mais evidências sobre o quê foi relatado e se existe um fundo de verdade. E se assim for, está na hora de ter honestidade e parar de fugir, procurando por outro que você goste e seja mais suave.

.
Fonte : Moto Grupo – Marília – SP

Quadrante Desconhecido (Desconhecido):

  • Explore novas experiências: Tente coisas novas, desafie-se e explore novas áreas de conhecimento e habilidades. Quanto mais você se envolver em diferentes experiências, mais informações podem surgir neste quadrante. Sabe aquele projeto que não tem nada ver com você na empresa? Porque não tentar? Sair da zona de conforto vai trazer muitas respostas. 

  • Autoavaliação contínua: Esteja aberto à auto descoberta e à exploração de seu potencial inexplorado. Isso envolve o desenvolvimento pessoal contínuo. O Filme "Sim Senhor" mostra exatamente os extremos. É importante buscar o equilíbrio pela avaliação contínua.


À medida que você evolui, seus quadrantes também podem mudar. O trabalho em direção a um Quadrante Aberto maior e à redução dos Quadrantes Oculto e Cego é um processo contínuo. É importante fazê-lo com paciência, autenticidade e consideração pelos outros, garantindo que as informações compartilhadas sejam apropriadas e respeitem os limites pessoais de cada indivíduo.

Leitura recomendada

https://blog.academiaperspectiva.com/a-janela-de-johari/

https://blog.academiaperspectiva.com/saiba-mais-sobre-a-janela-de-johari/


 

​​
Como superar a estagnação na carreira e alavancar o crescimento profissional?