​​

Como superar a estagnação na carreira e alavancar o crescimento profissional?

Se você está trabalhando, por anos seguidos na mesma empresa, seu salário cresceu pouco, você faz as mesmas coisas desde que entrou e possui as mesmas responsabilidades, muito provavelmente você está em uma carreira estagnada. 

Eu costumo dizer que nós temos 5 motivos especiais para permanecer no emprego:

  • Uma ótima remuneração - Acima do que o mercado oferece para o cargo.

  • Desafios, aprendizado e crescimento - Estamos aprendendo um montão de coisas legais, coisas que gostamos de fazer, que irão abrir novas oportunidades e nos ajudarão a crescer como indivíduos.

  • Esperança de tempos melhores - Sabemos que as coisas não estão bem, mas há uma promessa de dias melhores, as coisas vão se arrumar em médio prazo... Neste caso, ficamos porque gostamos das pessoas, ambiente, tipo de trabalho e porquê não estamos muito afim de ter que conquistar a confiança de todo mundo novamente em um novo emprego. 

  • Estamos nos dedicando a outros negócios - É muito comum ver profissionais que são excepcionais, se transformarem em medianos com a passagem do tempo. Quando se pesquisa a origem desta queda de performance, descobre-se que estas pessoas possuem um segundo emprego, estão empreendendo ou estão se dedicando a outra causa mais interessante. O emprego atual serve apenas para pagar as contas, estar estagnado não é um problema!

  • Medo - Estamos inseguros de nós mesmos e de nossa capacidade e ficamos no emprego porquê não achamos que mereçamos algo melhor. 

De qualquer forma, a sensação de estar preso em uma carreira estagnada pode ser desanimadora e frustrante. No entanto, é importante lembrar que a estagnação na carreira não é o fim do caminho, mas sim uma oportunidade para reavaliar, reajustar e traçar um novo rumo para o crescimento profissional. Se você está enfrentando uma carreira estagnada, aqui estão algumas estratégias para superá-la e atingir seus objetivos profissionais:

1. Autoavaliação Honestidade

O primeiro passo para superar a estagnação na carreira é fazer uma avaliação honesta de si mesmo. Pergunte a si mesmo por que você está insatisfeito com sua carreira atual. Identifique suas forças, fraquezas, interesses e valores. Isso ajudará a direcionar suas escolhas de carreira futuras.

Matriz swot
fonte: pinout.com.br

2. Defina Objetivos Claros

Estabeleça metas específicas e mensuráveis para sua carreira. Onde você gostaria de estar daqui a um ano, cinco anos e dez anos? Ter objetivos claros lhe dará um senso de direção e propósito.

pdi
fonte: twygo

3. Desenvolva Habilidades

Se você está se sentindo estagnado em sua carreira, pode ser um sinal de que você precisa adquirir novas habilidades. Considere a possibilidade de fazer cursos, obter certificações ou buscar treinamentos relevantes que o ajudem a se destacar no mercado de trabalho. 

Você pode encontrar diversos treinamentos gratuitos clicando aqui.

person holding and testing test tube
Novas habilidades

4. Busque Orientação Profissional

Você pode buscar este tipo de orientação de diferentes fontes. Listamos abaixo algumas que podem te ajudar: 

  1. ​Serviços de Recursos Humanos na sua empresa.
  2. Mentoria no local de trabalho de profissionais mais experientes.
  3. Serviços de consultores de carreira.
  4. Serviços de coaching de carreira.
  5. Workshops e cursos de desenvolvimento profissional.
  6. Artigos, vídeos e recursos online.
  7. Redes e comunidades profissionais.
  8. Livros e recursos de desenvolvimento pessoal.
  9. Psicólogos e terapeutas de carreira.

Aqui na MoviPlu você vai encontrar estes pontos na comunidade e nos serviços que oferecemos.

5. Amplie sua Rede de Contatos

Participe de eventos de networking e procure construir relacionamentos profissionais. Às vezes, o crescimento na carreira pode ocorrer por meio de oportunidades que surgem de conexões profissionais.

five person standing while talking each other
Networking

6. Seja Proativo

Não espere que as oportunidades caiam no seu colo. Seja proativo na busca de novas oportunidades, projetos desafiadores e responsabilidades adicionais. Demonstre interesse e disposição para assumir mais responsabilidades.


7. Explore Novas Oportunidades

Esteja aberto a explorar novos caminhos de carreira. Às vezes, a estagnação ocorre porque você está em um campo que não é mais adequado para seus interesses e habilidades. Considere a possibilidade de mudar para um setor diferente ou para uma função que seja mais alinhada com seus objetivos.


8. Aprenda com o Fracasso

Não tenha medo de tentar coisas novas e, possivelmente, enfrentar falhas. O fracasso pode ser uma fonte valiosa de aprendizado. Use essas experiências para se tornar mais forte e mais determinado a alcançar o sucesso.


Eu não falhei. Eu encontrei 10.000 maneiras que não funcionam.

Thomas Edison - Famoso inventor



Transforme a dor em progresso. Errar o mais rápido possível é buscar um aprendizado rápido e agressivo.

Edwin Catmull • CEO Pixar


​Conclusão

Às vezes, a estagnação na carreira pode ser causada por excesso de trabalho. O cansaço e o estresse e os problemas na família que o excesso de trabalho causa, podem estar impedindo que você consiga dar o seu melhor, e talvez esteja mesmo na hora de sair do emprego atual e iniciar um novo desafio. 

A jornada de superar a estagnação na carreira pode ser desafiadora, mas a perseverança é fundamental. Continue trabalhando em direção aos seus objetivos, mesmo quando enfrentar obstáculos.

Lembre-se de que a estagnação na carreira é uma fase temporária, se você estiver trabalhando nisto com muita determinação e ação, é possível superá-la e alcançar o crescimento profissional desejado. Mantenha-se comprometido com sua evolução e esteja aberto a novas oportunidades. Sua carreira está em suas mãos, e você tem o poder de transformá-la.


​​
Bons motivos para concluir o ensino fundamental!
Por falta de oportunidades ou por imposição da vida, saiba que não é tarde para concluir essa etapa importante de sua jornada.